Pesquisar No Site
Caraguatatuba recolhe quase 87 mil bitucas de cigarro e reduz a contaminação ao meio ambiente
Caraguatatuba recolhe quase 87 mil bitucas de cigarro e reduz a contaminação ao meio ambiente
Entre junho de 2021 e abril de 2022, o programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolheu um total de 86.975 bitucas de cigarro que foram descartados corretamente nos pontos de coleta do município.
Os dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e pelas empresas parceiras, Flow e Poiato Recicla, indicam que a colaboração dos usuários tem resultado na preservação do ambiente e na saúde coletiva. Somente no mês de abril foram coletadas 7.875 bitucas.
Isso significa que o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.938 litros de água, pois cada duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.

#PraCegoVer: Coletor de bituca verde e placa com informações sobre o ponto de descarte (Foto: Divulgação /PMC)
Os cigarros são muitos perigosos para o meio ambiente devido à alta concentração de resíduos tóxicos. Apenas uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão além da nicotina e de metais pesados. Estes, por sua vez, quando descartados incorretamente contaminam o solo, o mar e toda a biodiversidade.
E para incentivar o descarte correto do cigarro, a cidade possui nove pontos instalados conhecidos como bituqueiras. Alguns deles são: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Mirante do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm cinzeiros de praias confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.
O projeto é desenvolvido no município desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba e Poiato Recicla, a única no mundo que possui patente de tecnologia 100% nacional para reciclagem dos resíduos de bitucas de cigarros. O trabalho é desenvolvido também em parceria com a Flow Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.
O material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é descontaminado, transformado em massa celulósica e utilizado para fazer papel artesanal. O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população, se tornando fonte de geração de renda.
Veja Também Recentes
Semana de Valorização da Pessoa Idosa traz show gratuito da cantora Wanderléa na Praça da Cultura
Wanderléa, uma das vozes que marcaram a Jovem Guarda, se apresenta nesta quinta-feira (1º), às 19h, na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Aos 82 anos, a cantora leva ao palco sucessos como “Foi Assim”, “Sentado à Beira”, “Ternura”, “Prova de Fogo” e “Pare o Casamento”. A entrada é gratuita. Ao
Congresso de Odontologia reúne participantes em Caraguatatuba e apresenta inovações à saúde bucal
Prevenção, tecnologia, reabilitação estética e inclusão estiveram entre os principais temas do 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba no último fim de semana, 25 e 26 de setembro, no Teatro Mário Covas. Cirurgiões-dentistas, auxiliares, estudantes e demais profissionais interessados de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Cachoeira Paulista,
Caraguatatuba vence Jacareí por 105 a 31 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete
A equipe de basquete de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete, neste domingo (27), ao superar o Del Mônaco Jacareí pelo placar de 105 a 31. A partida, válida pela 9ª rodada da competição, ocorreu na quadra do bairro Poiares, em Caraguatatuba. Com um desempenho expressivo
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de cinco funções do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentarem nesta quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As