Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental nesta sexta-feira

Caraguatatuba promove 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental nesta sexta-feira
A saúde mental será assunto a ser discutido nesta sexta-feira (29), na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada a partir das 7h30, no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

#PraCegoVer: Arte (Foto: Arte/PMC)
O evento é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como tema principal ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.
A conferência é um espaço onde são produzidas e debatidas políticas públicas, com objetivo de melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de reafirmar a democracia, o princípio do SUS e a reforma psiquiátrica brasileira antimanicomial com ações emancipatórias.
Durante a programação serão formados grupos para debater os seguintes eixos: Cuidado em Liberdade como garantia do direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Após discussão dos eixos e elaboração de propostas, os participantes deverão votar e escolher quais assuntos serão discutidos na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, a ser realizada em junho.
Podem participar da Conferência Municipal trabalhadores da área, usuários e familiares. Na ocasião, serão escolhidos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
Confira a programação:
7h30 – Credenciamento
8h30 – Composição da mesa e fala das autoridades
9h – Leitura do Regimento Interno
9h15 – Palestra com a secretária adjunta de Saúde Derci Andolfo
10h15 – Apresentação da Saúde Mental de Caraguatatuba pela coordenadora do setor de especialidades Cecília de Oliveira Alves Píaui
10h45 – Desenvolvimento dos trabalhos em grupo
12h15 – Lanche
13h – Apresentação e aprovação dos relatórios em plenária
15h30 – Plenária final aprovação das propostas
15h50 – Eleição dos delegados para Conferência Regional
16h15 – Inscrição dos Delegados
16h40 – Encerramento
Serviço
1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
Dia: 29 de abril, sexta-feira, às 7h30
Local: Fundacc (Rua Santa Cruz, 396 – Centro)
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no