Pesquisar No Site
Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba
Cerca de 700 jovens fizeram d juramento à Bandeira Nacional na manhã desta quinta-feira (14/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. Os jovens nascidos em 1999 e anos anteriores foram dispensados do Exército Brasileiro por excesso de contingente.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
A solenidade contou com a participação do prefeito de Aguilar Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o tenente do exército Carlos Fernando de Oliveira; do comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPMI/1), tenente-coronel PM César Eduardo Ferreira; 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral Norte), capitão PM Newton Kruger Júnior; do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria; do secretário de Esportes e Recreação, João Silva de Paula; e dos vereadores Denis Guerra e Evandro do Nascimento, além de autoridades civis, militares e familiares dos adolescentes.
O tenente do Exército, Carlos Fernando de Oliveira, disse que os jovens fizeram um compromisso de dedicação integral à nação. “Não puderam ser recrutados por motivos alheios a nossa vontade, mas estão regularizados como Serviço Militar para cumprir as obrigações sociais, políticas e militares”, destaca.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre o maior símbolo do país. “Quando vocês nasceram, eu estava fazendo esse ato. A Bandeira do Brasil deve ser respeitada. Nunca se esqueçam da importância de estarem apostos para servir o país”, reforça.
O estagiário Matheus Santos de Sousa ressaltou o dever do Compromisso à Bandeira Nacional. “Caso seja necessário, estou disposto a defender o Brasil em uma guerra”.
O estudante Matheus Gomes Almeida manifestou o sentimento de honra de um guerreiro. “Ajudarei o país na batalha com o sacrifício da vida para proteger 207 milhões de habitantes, se for preciso.”

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Ao todo, 800 jovens nascidos em 1999 e anos anteriores se alistaram entre os meses de janeiro e junho de 2017. Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar e a justificativa de participação no evento poderão ser retirados na próxima segunda-feira (18/9), na Junta de Serviço Militar. O prazo máximo para retirada dos certificados de reservista é de 90 dias. Após esse período, os documentos esquecidos são incinerados.
A final do evento, o secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria, e o assessor Osman de Souza Leite foram homenageados pela 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em função do trabalho desenvolvido nos períodos de alistamentos ao longo dos anos.
A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.
O juramento
Antes de receberem os Certificados de Dispensa de Incorporação, os compromitentes proferiram as seguintes palavras: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.”
A cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional atende as exigências do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, que regulamenta a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).
Veja Também Recentes

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre