Pesquisar No Site
Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba
Cerca de 700 jovens fizeram d juramento à Bandeira Nacional na manhã desta quinta-feira (14/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. Os jovens nascidos em 1999 e anos anteriores foram dispensados do Exército Brasileiro por excesso de contingente.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
A solenidade contou com a participação do prefeito de Aguilar Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o tenente do exército Carlos Fernando de Oliveira; do comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPMI/1), tenente-coronel PM César Eduardo Ferreira; 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral Norte), capitão PM Newton Kruger Júnior; do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria; do secretário de Esportes e Recreação, João Silva de Paula; e dos vereadores Denis Guerra e Evandro do Nascimento, além de autoridades civis, militares e familiares dos adolescentes.
O tenente do Exército, Carlos Fernando de Oliveira, disse que os jovens fizeram um compromisso de dedicação integral à nação. “Não puderam ser recrutados por motivos alheios a nossa vontade, mas estão regularizados como Serviço Militar para cumprir as obrigações sociais, políticas e militares”, destaca.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre o maior símbolo do país. “Quando vocês nasceram, eu estava fazendo esse ato. A Bandeira do Brasil deve ser respeitada. Nunca se esqueçam da importância de estarem apostos para servir o país”, reforça.
O estagiário Matheus Santos de Sousa ressaltou o dever do Compromisso à Bandeira Nacional. “Caso seja necessário, estou disposto a defender o Brasil em uma guerra”.
O estudante Matheus Gomes Almeida manifestou o sentimento de honra de um guerreiro. “Ajudarei o país na batalha com o sacrifício da vida para proteger 207 milhões de habitantes, se for preciso.”

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Ao todo, 800 jovens nascidos em 1999 e anos anteriores se alistaram entre os meses de janeiro e junho de 2017. Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar e a justificativa de participação no evento poderão ser retirados na próxima segunda-feira (18/9), na Junta de Serviço Militar. O prazo máximo para retirada dos certificados de reservista é de 90 dias. Após esse período, os documentos esquecidos são incinerados.
A final do evento, o secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria, e o assessor Osman de Souza Leite foram homenageados pela 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em função do trabalho desenvolvido nos períodos de alistamentos ao longo dos anos.
A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.
O juramento
Antes de receberem os Certificados de Dispensa de Incorporação, os compromitentes proferiram as seguintes palavras: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.”
A cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional atende as exigências do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, que regulamenta a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).
Veja Também Recentes

Primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi palco, no último sábado (26), de um marco inédito para o universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A iniciativa da federação, confederada nacional e internacionalmente há

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação

20º Caraguá a Gosto celebra “Origens”
Em ritmo de contagem regressiva, a 20ª edição do Caraguá a Gosto celebra o tema “Origens”. Este ano, o maior festival gastronômico do Litoral Norte terá a participação de 48 estabelecimentos, divididos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas. De 1º a 31 de agosto,

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15