Pesquisar No Site

Profissionais do desenvolvimento social de Itaquaquecetuba procuram Caraguatatuba para aprender sobre a escuta especializada do município

Profissionais do desenvolvimento social de Itaquaquecetuba procuram Caraguatatuba para aprender sobre a escuta especializada do município
Profissionais do desenvolvimento social de Itaquaquecetuba procuram Caraguatatuba para aprender sobre a escuta especializada do município

Nesta quarta-feira (30), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba, Cíntia Aparecida Fernandes Alves, a secretária adjunto da Secretaria de Saúde, Derci Andolfo e as servidoras municipais, Érika Peroni e Maria Catani receberam a visita da secretária de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, Cláudia Marzagão e sua secretária adjunta Elaine Barros.

O encontro foi realizado a pedido da cidade de Itaquaquecetuba, que manifestou interesse em conhecer melhor o fluxo da escuta especializada desenvolvida pela Secretaria de Saúde municipal, por meio do trabalho do Protege – programa que atende crianças e adolescentes vítimas de violência desde 2019.

A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre a situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado ao relato estritamente necessário para o cumprimento de sua finalidade, que no caso, é a proteção e inserção em atendimento em rede, objetivando a não revitimização, ou seja, proporciona acolhimento e assistência logo no primeiro atendimento.

A presidente do CMDCA avalia que um dos principais diferenciais do Protege de Caraguatatuba é uma equipe capacitada e especializada que faz a escuta destas vítimas em ambiente adequado, evitando exposições em diversas unidades de atendimento.

A revitimizaçao acontece cada vez que a vítima tem a necessidade de contar a história da violência sofrida em diferentes locais de acolhimento.

Em Caraguatatuba, o serviço conta com três psicólogos, um psiquiatra, um assistente social, dois enfermeiros e um agente administrativo e fica localizado nas instalações do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Madre Teresa de Calcutá.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, afirma que o município é referência neste atendimento especializado por tratar-se de um serviço que poucos municípios chegaram a implantar na região. “No Litoral Norte, Caraguatatuba é o único que tem este trabalho instalado. Entre os 39 municípios da região do Vale do Paraíba, apenas nós e Jacareí temos este atendimento”, destaca.

Para Derci, o grande diferencial de Caraguatatuba é que na cidade existe um trabalho em rede, envolvendo diversas pastas no acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violência, tais como Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, que contam com todo o suporte das demais secretarias municipais.

“Todos estes equipamentos envolvidos têm papeis peculiares. A Saúde trata, o Social trabalha os condicionantes, a Educação conta com profissionais que podem identificar onde e quando tem ocorrido esta violência. E todas estas pastas têm o Protege como referência no atendimento especializado a estas vítimas”, explica.

A secretária do Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, Cláudia Marzagão, explica que procurou Caraguatatuba porque, a partir de agora, todos os municípios devem implantar o serviço de escuta especializada.

“Decidimos, então, vir aprender com esta cidade que já está bastante avançada neste serviço. Avaliamos que tudo aqui é de muita excelência e esta reunião nos ajudou bastante. Aqui foi criado um bom fluxo de rede, que possibilitou este avanço de Caraguatatuba”, afirma.

Além do que, a secretária de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba avalia que a cidade é também referência no combate à violência institucional, praticada por órgãos e agentes públicos que não respondem pelo cuidado, proteção e defesa dos cidadãos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana

Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 17/09/2026
Prefeitura abre inscrições para Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba

Estão abertas as inscrições para os Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba (Jompic). A competição será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro e contará com diferentes modalidades voltadas ao público idoso do município. O Jompic é um evento de competição esportiva e confraternização para pessoas idosas

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Sem categoria Publicado em 15/09/2026
Caraguatatuba conta com 120 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026