Pesquisar No Site
Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba alerta para posse responsável de animais

Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba alerta para posse responsável de animais
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na quarta-feira (30), a palestra sobre ‘Posse Responsável’ aos alunos do Ciefi Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras.
O encontro foi ministrado pela Agente de Zoonoses, Bruna dos Santos Machado e pela Oficial de Controle Animal, Priscila Arantes de Faria, com o principal objetivo de orientar os alunos sobre as responsabilidade de ter um animal em casa.

#PraCegoVer: Funcionária do CCZ aponta para apresentação da palestra, onde está escrito Posse Responsável Educação (Foto: Luis Gava/PMC)
Foram abordados temas como a importância dos cuidados com a saúde e higiene do animal; local adequado e espaço suficiente para mantê-los; orientação sobre crime de maus tratos a animais; orientação sobre microchip, raiva, entre outras situações que envolvam os animais.
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, normalmente após as palestras, aumenta o número de visitas no Centro para busca por animais disponíveis para adoção, além de orientações sobre como cuidar dos pets.
“A ideia é que, a partir do momento em que for entendido o que é a posse responsável, situação de maus-tratos, abandonos, falta de cuidados com a saúde e higiene diminuam ou não ocorram mais”, explica.
O CCZ destaca alguns itens importantes no momento da adoção como registro e identificação do animal (microchip), utilização de coleira e guia durante os passeios, recolhimento de fezes, abrigo adequado protegido de sol e vento, vacinação e vermifugação, alimentação conforme a faixa etária do animal, e esterilização (castração).
Além das campanhas de adoção, o Centro de Controle de Zoonoses realiza diversas ações durante o ano como programa de castração, vacinação gratuita contra a raiva em cães e gatos e as palestras sobre posse responsável nas unidades educacionais das redes municipal, estadual e privada.
O Centro de Controle de Zoonoses está aberto para orientações e visitação dos animais disponíveis para adoção. Está localizado na Rua Ministro Dílson Funaro, 115, no Jardim Britânia. Telefones para contato são (12) 3887-6085 / 3887-6888. Horário de Atendimento é das 9h às 14h.
Veja Também Recentes

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser