Pesquisar No Site
Taxas de absenteísmo na Saúde passam de 22% em consultas e exames no 3º quadrimestre de 2021

Taxas de absenteísmo na Saúde passam de 22% em consultas e exames no 3º quadrimestre de 2021
Durante a Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2021, a Secretaria de Saúde apresentou as taxas de absenteísmo (faltosos) em consultas e exames ambulatoriais.
Segundo o levantamento, de setembro a dezembro do ano passado, dos 5.374 pacientes agendados para consultas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), 1.192 não compareceram. A taxa de absenteísmo foi de 22%, dois pontos percentuais a mais do que a registrada no 2º quadrimestre de 2021.

#PraCegoVer: A imagem mostra uma paciente sendo atendida pela profissional de saúde dentro de um consultório (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Também entre os meses de setembro e dezembro, 2.499 pessoas foram agendadas no AME para a realização de exames, mas quase 23% não compareceram.
Na rede municipal de Saúde, a taxa de absenteísmo do 3º quadrimestre tanto de consultas quanto a de exames foi de 21%.
Diretora da Divisão de Planejamento (Diplan) da Secretaria de Saúde, Priscila Meyer explicou que a Rede de Atenção Básica, com a ajuda dos agentes comunitários de saúde (ACSs), realiza a busca ativa para que as taxas de absenteísmo sejam reduzidas.
A Secretaria de Saúde conta com o apoio da população para redução das taxas. Priscila reforçou que “manter o cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ajuda muito, já que há diversos problemas com mudanças de número e endereços”.
Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como a aumento da fila de espera e, consequentemente, as reclamações da demora do serviço. Por isso, para a diretora da Diplan, o cadastro do paciente é primordial e deve ser atualizado constantemente.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência, ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize um encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos, que utiliza os sistemas da Central de Regulamentação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) e da Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), tem uma equipe formada por enfermeira, assistente social e auxiliares administrativos que são responsáveis pela regulamentação, triagem e análise de casos, classificando-os como urgência ou emergência.
Veja Também Recentes

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor