Pesquisar No Site
Comissão Setorial de Artes Plásticas realiza exposição comemorativa o Centenário da Semana de Arte Moderna

Comissão Setorial de Artes Plásticas realiza exposição comemorativa o Centenário da Semana de Arte Moderna
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu na cidade de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, a Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza uma exposição comemorativa com artistas e artesãos regionais.
Com atividades pedagógicas, muita arte e poesia modernista, a ‘Mostra em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna’ tem abertura nesta sexta-feira (11) com apresentação musical de Rodrigo Bicudo, às 18h. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 17h às 22h, no Espaço Paulo Mott até o dia 13 de março.

#PraCegoVer: Telas produzidas em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna em exposição no espaço Paulo Mott. (Foto: JC Curtis/FUNDACC)
Ao todo, estarão em exposição ao público mais de 100 obras que variam entre telas, esculturas, peças em cerâmica e peças artesanais indígenas, produzidas especialmente para a ocasião, como é o caso da arte para divulgação do evento que foi produzida pelo artista Branco Peretti, que realizou uma releitura de obras famosas apresentadas na ‘Semana de 22’.
Para os membros da comissão setorial, “a importância deste centenário é uma reflexão atual desta nossa identidade, da nossa arte. Uma afirmação de tratados e culturas dos quais somos herdeiros”.
“O que representou a Semana de Arte Moderna para o cenário artístico brasileiro? O nascimento de uma arte brasileira, com as nossas cores e com nossos anseios em um País que começava a firmar sua identidade, composta de diferentes etnias; o modernismo trouxe nossa ancestralidade, nossa essência de País, a antropofagia cultural. O que hoje nos diz a grande pergunta de Oswald? Tupi or not tupi? Quem somos nós enquanto país colonizado? Essas e outras perguntas tentamos refletir nesta mostra”, concluíram.
Participam da exposição os artistas plásticos Carla Terra, Alfeo Croce, Arnaldo Passos, Darcy Apolinário de Oliveira, David Machado, Fernando Humberto Martinez Fuentes, Flávia Alves, Georgete Rodrigues da Silva, Léo Albaca, Luiz Cláudio Malta Teixeira, Manuela Navas, Mário Carlos Filho, Míriam Conocchia, Rachel Pontes e Branco Peretti, com a participação especial da Aldeia Renascer de Ubatuba.
Aqueles que queiram marcar visitas técnicas para escolas, projetos e afins, podem entrar em contato com Míriam Conocchia e Carla Terra pelo número (12) 98110-3025 ou pelo e-mail: comissaosetorialdeartes@gmail.com.
Serviço
‘Mostra em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna’
Abertura – 11 de fevereiro
Visitação: de terça a domingo, das 17h às 22h
Local: Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (Praça do Artesão), Centro
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de