Pesquisar No Site
Mesmo com agendas suspensas e poucos profissionais, UBSs realizam mais de 20 mil atendimentos em janeiro

Mesmo com agendas suspensas e poucos profissionais, UBSs realizam mais de 20 mil atendimentos em janeiro
Mesmo com as agendas suspensas para consultas com clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a falta de profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), no mês de janeiro, a Secretaria de Saúde não deixou de dar toda assistência necessária à população.

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de atendimentos de síndrome gripal das UBSs (Foto: Arte/PMC)
A decisão de suspender as agendas foi tomada para tentar desafogar o sistema de saúde das unidades. Porém, a pasta manteve os atendimentos para diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças, além dos casos de urgência e síndrome gripal.
Um balanço feito pela Secretaria de Saúde mostrou que no primeiro mês de 2022 foram realizados 22.440 atendimentos (médicos e de enfermagem) nas UBSs.
O dado apresentado até parece alto, mas, segundo a Divisão de Assistência à Saúde (DAS), quando as agendas estão abertas, a média mensal de atendimento das unidades é de 44 mil.

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de testes de Covid-19 realizados nas UBSs (Foto: Arte/PMC)
Dos 22.440 atendimentos, 2.815 representam casos de síndrome gripal. Desse total, 2.512 pacientes foram submetidos ao teste rápido para diagnosticar a Covid-19, conforme avaliação médica, e 802 tiveram resultado positivo, ou seja, 32%.
Outro número bastante expressivo é o de visitas domiciliares. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) visitaram 27.168 residências. As demais atividades das unidades são referentes à coleta de exames, curativos, aferição de pressão e procedimentos para verificação de glicemia.
Saúde libera 50% das agendas para consultas com clínico geral
Na última terça-feira (1º), a Secretaria de Saúde anunciou a reabertura de 50% das agendas das UBSs para consultas com clínico geral.
Agora, quem necessita de atendimento com o clínico geral já pode procurar a unidade de saúde para agendar a consulta. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Segundo a DAS, a previsão é que as agendas das UBSs sejam regularizadas até o final de fevereiro.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de