Pesquisar No Site
Mesmo com agendas suspensas e poucos profissionais, UBSs realizam mais de 20 mil atendimentos em janeiro

Mesmo com agendas suspensas e poucos profissionais, UBSs realizam mais de 20 mil atendimentos em janeiro
Mesmo com as agendas suspensas para consultas com clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a falta de profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), no mês de janeiro, a Secretaria de Saúde não deixou de dar toda assistência necessária à população.

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de atendimentos de síndrome gripal das UBSs (Foto: Arte/PMC)
A decisão de suspender as agendas foi tomada para tentar desafogar o sistema de saúde das unidades. Porém, a pasta manteve os atendimentos para diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças, além dos casos de urgência e síndrome gripal.
Um balanço feito pela Secretaria de Saúde mostrou que no primeiro mês de 2022 foram realizados 22.440 atendimentos (médicos e de enfermagem) nas UBSs.
O dado apresentado até parece alto, mas, segundo a Divisão de Assistência à Saúde (DAS), quando as agendas estão abertas, a média mensal de atendimento das unidades é de 44 mil.

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de testes de Covid-19 realizados nas UBSs (Foto: Arte/PMC)
Dos 22.440 atendimentos, 2.815 representam casos de síndrome gripal. Desse total, 2.512 pacientes foram submetidos ao teste rápido para diagnosticar a Covid-19, conforme avaliação médica, e 802 tiveram resultado positivo, ou seja, 32%.
Outro número bastante expressivo é o de visitas domiciliares. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) visitaram 27.168 residências. As demais atividades das unidades são referentes à coleta de exames, curativos, aferição de pressão e procedimentos para verificação de glicemia.
Saúde libera 50% das agendas para consultas com clínico geral
Na última terça-feira (1º), a Secretaria de Saúde anunciou a reabertura de 50% das agendas das UBSs para consultas com clínico geral.
Agora, quem necessita de atendimento com o clínico geral já pode procurar a unidade de saúde para agendar a consulta. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Segundo a DAS, a previsão é que as agendas das UBSs sejam regularizadas até o final de fevereiro.
Veja Também Recentes

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e

Caraguatatuba promove palestras sobre violência contra a mulher em escolas estaduais durante ‘Agosto Lilás’
Promovida pelo Centro de Referência na Saúde da Mulher, duas escolas estaduais no município recebem palestras educativas nos dias 18 e 21 de agosto, como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que marca a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As ações são voltadas ao público adolescente e

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na