Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta ao Comtur propostas para melhor divulgação da pesca de camarão

Prefeitura de Caraguatatuba apresenta ao Comtur propostas para melhor divulgação da pesca de camarão
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) apresentou aos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) propostas que podem contribuir para tornar o Entreposto de Pesca do Camaroeiro mais um atrativo turístico de Caraguatatuba e fomentar ainda mais a economia viabilizando a venda direto de camarão aos restaurantes da cidade.
Essa iniciativa se daria logo após a abertura da pesca do camarão – devido ao defeso, ela é fechada no período de 1º de março a 31 de maio. A secretária da SMAAP, Tatiana Scian, explica que são 25 licenças emitidas de pesca de camarão no município, incluindo sete barbas, rosa e branco. “A estimativa é que a produção de camarão possa chegar a 3 toneladas no primeiro mês pós defeso”, destaca.

#PraCegoVer: Pescador manuseia camarões em vasilhas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Esse volume é considerado mais que o suficiente para suprir a necessidade do mercado local. E é com base nele que a secretaria propôs fazer ações que estimulem essa venda direta do produtor ao comerciante, barateando o custo, incentivando o comercio local e ainda se tornando um atrativo na forma de festivais que podem atrair mais turistas para Caraguatatuba.
“No ano passado, durante a pandemia e logo após a abertura da pesca do crustáceo, tivemos bastante destaque com as vendas do camarão no Entreposto e se fizermos ações em todo o município, com certeza o crescimento será muito maior”, aposta Tatiana Scian.
Ela cita, ainda, o Entreposto de Pesca do Porto Novo, onde o foco são peixes, e ainda da Cocanha, com o mexilhão e a Tabatinga, lembrando que pode haver uma ‘troca’ entre eles na comercialização dos produtos.
Tatiana disse ainda que, entre os potenciais turísticos que já se vislumbram com a abertura da pesca, em maio, existe ainda a lei da oferta e procura, com preço baixo, produto fresco e, o mais importante, local. Existe também a possibilidade comercial permanente com o pescador e divulgação da pesca artesanal e cultura local.
Neste caso, a proposta seria apresentação de artistas locais e vendas de produtos locais de agricultores aos finais de semana e feriados na área do entreposto, agregando mais aos visitantes e à economia.
A secretária de Turismo e presidente do Comtur, Maria Fernanda Galter Reis, reforça a iniciativa e antecipa que “vamos trabalhar no Caraguá a Gosto para apresentar o festival do camarão nos restaurantes que quiserem participar, mas com o compromisso de comprar o pescado direto com o pescador local”.
A apresentação foi bem aceita pelos membros do Comtur e a vice-presidente do órgão, Edna Suez, que presidiu a reunião ordinária, destaca a oportunidade da SEMAAP e da Secretaria de Turismo trabalharem unidas para a efetivação da proposta.
Veja Também Recentes

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos