Pesquisar No Site
Alunos do maternal apresentam temas da cultura caiçara
Alunos do maternal apresentam temas da cultura caiçara

Fotos: Cristiane Demarchi/PMC
As crianças do Maternal I/A e II/B do CEI/EMEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, no bairro Jaraguazinho, apresentaram nesta sexta-feira (1º), contação de histórias com temas da cultura caiçara.
Os conteúdos foram desenvolvidos pela equipe pedagógica, professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), que trabalharam com as músicas “História de Pescadores” e “A Jangada Voltou Só” de Dorival Caymmi e as parlendas (versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras) “Boi de Conchas sai do mar” de Jussara Cordeiro Guimarães.

Fotos: Cristiane Demarchi/PMC
Músicas, poesia, colagem de figuras, danças e histórias em áudios também foram algumas das atividades realizadas com os alunos.
A professora do Maternal I/A, Mônica Prado Vermeuller, em suas aulas, chamou a atenção da criançada sobre os acessórios importantes que os pescadores utilizam no seu dia a dia como a vara de pescar e o uso do chapéu de palha.
Já Sandra Sacomani, professora do Maternal I/ B, trabalhou a lenda do Ratambufe, o Boi de Conchas. “Internalizar o folclore caiçara é trabalhar de forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos, além de promover uma boa linguagem”, afirma.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa de mesa de diálogo sobre equilíbrio ambiental, adaptação e mudanças climáticas
A 2ª Mesa de Diálogo – Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, que ocorre no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, contará com a participação de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O evento será realizado das 8h às 17h, no Auditório Cynthia Cliquet Luciano,
Caraguatatuba participa de visita técnica à Unidade de Recuperação Energética de Joinville (SC)
O Governo Municipal realizou, nesta quarta-feira (26), uma visita técnica à Unidade de Recuperação Energética (URE) e ao Parque de Educação Ambiental Bororós de Joinville, em Santa Catarina. A viagem teve como objetivo conhecer tecnologias de referência nacional nos processos de gestão de resíduos sólidos, geração de energia e educação
Resultado definitivo da seleção de 38 bolsas de estudos para alunos carentes de Caraguatatuba é publicado
A classificação final do processo seletivo de concessão e renovação de 38 bolsas de estudos para alunos carentes no Colégio Módulo foi divulgada na Edição 1.735 do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (14/11) e no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ (Concursos e Processos Seletivos). O programa do governo municipal de Caraguatatuba oferece descontos
Campeonato Municipal de Basquete retorna com cinco equipes e homenageia atleta Gustavo De Nadai
O basquete de Caraguatatuba volta ao calendário esportivo com a abertura do Campeonato Municipal de Basketball, que inicia nesta segunda-feira (24) e contará com a disputa da Taça Gustavo Alves de Nadai. A competição reúne cinco equipes: Massaguachussets, RDO, Caiçara’s North Coast, Ankle Breakers e Indaiá, formadas por atletas a
Caraguatatuba registra mais de 90% de adesão dos estudantes na aplicação do Saresp 2025
A Rede Municipal de Educação de Caraguatatuba aplicou, nesta terça-feira (18), as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2025), voltadas aos alunos dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I das escolas municipais. A avaliação, promovida pela Secretaria de Educação do