Pesquisar No Site
Secretaria de Saúde promove ação durante ‘Janeiro Roxo’ para conscientização sobre hanseníase

Secretaria de Saúde promove ação durante ‘Janeiro Roxo’ para conscientização sobre hanseníase
Janeiro é o mês da conscientização sobre a hanseníase. A campanha, intitulada ‘Janeiro Roxo’, visa a prevenção e a propagação de informações sobre a doença que muita das vezes é desprezada e esquecida pela sociedade.

#PraCegoVer: A imagem mostra a fachada do Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
Em alusão ao ‘Janeiro Roxo’, a Secretaria de Saúde vai promover uma ação nos dias 24 e 28 de janeiro, no período da tarde, para oferecer orientações sobre a doença.
O público-alvo dessa ação serão os pacientes que aguardam atendimento na sala de espera do Centro de Especialidades Médicas (CEM).
No ano passado, 16 novos casos de hanseníase foram notificados em Caraguatatuba. Desses, 12 pacientes estão em tratamento no Setor de Dermatologia Sanitária do CEM. Os demais já tiveram alta.
Mas o que é a hanseníase?
Para quem não sabe, segundo o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
A doença atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), a partir de dados do Ministério da Saúde, a doença é mais frequente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que respondem por quase 85% dos casos do país. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina.
Quais são os principais sinais e sintomas da hanseníase?
- Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);
- Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;
- Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
- Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;
- Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;
- Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
Onde procurar ajuda?
A porta de entrada sempre será a rede de atenção básica de saúde. Caso apresente algum sinal ou sintoma da doença, a pessoa deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para uma avaliação médica.
Se houver a suspeita de hanseníase, o paciente será encaminhado ao setor de dermatologia sanitária do CEM para que uma avaliação com o médico especialista seja agendada.
Dessa forma, o paciente para continuidade, investigação através do teste de sensibilidade, baciloscopia para hanseníase, biopsia se necessário.
O tempo de tratamento pode variar entre seis e 12 meses. Tudo vai depender da gravidade de cada caso. Alguns pacientes têm a forma mais branda da doença, porém, outros já possuem o tipo mais grave.
Veja Também Recentes

EcoManRun 2025 – Caraguatatuba recebe corrida de obstáculos com adrenalina em junho
Pela primeira vez, Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos de corrida de obstáculos do Brasil. A EcoManRun será realizada no dia 22 de junho e deve reunir atletas de todas as idades em uma experiência que combina desafio, superação e solidariedade. A competição contará com três categorias principais,

Caraguatatuba oferece 91 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 91 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (26), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba encerra Jogos Regionais da Melhor Idade com 70 pontos e conquista 17 medalhas
Caraguatatuba brilhou na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) e encerrou sua participação com 70 pontos e a 8ª colocação geral entre os 37 municípios participantes da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A cidade foi a melhor colocada do Litoral Norte. A competição reuniu

Preservação da área verde em Caraguatatuba é tema do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Gás
Caraguatatuba recebe uma série de encontros abertos à comunidade em diferentes bairros a partir da próxima semana. Trata-se do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), uma iniciativa da Petrobras que atende a condicionantes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba com nove jogos
A quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol agitou Caraguatatuba neste domingo (1º), com nove partidas realizadas nos campos do Poiares, Golfinho e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve como classificatória para