Pesquisar No Site
Durante abertura da ‘Operação Verão’, Rodrigo Garcia anuncia início da radioterapia e ampliação dos leitos do HRLN
Durante abertura da ‘Operação Verão’, Rodrigo Garcia anuncia início da radioterapia e ampliação dos leitos do HRLN
O governador em exercício no Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou que, a partir desta quarta-feira (22), entra em funcionamento a radioterapia do setor oncológico do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Ricardo Garcia durante discurso no evento de abertura da ‘Operação Verão’, na Praça da Cultura (Foto: Luís Gava/PMC)
O anúncio foi feito durante a abertura da ‘Operação Verão’, nesta quarta-feira (22), na Praça da Cultura, no Centro. Desde setembro, o setor de oncologia realizava apenas o tratamento de quimioterapia.
Em seu discurso, Garcia falou sobre a abertura do HRLN em meio à pandemia da Covid-19. “O inicio das atividades no hospital foi fundamental para que cuidássemos de vidas contra a doença”, disse.
Segundo o governador em exercício, em média, 200 sessões de quimioterapia foram realizadas por mês. Com a radioterapia, devem ser 1.000 sessões mensais.
Outra medida anunciada foi a abertura total dos leitos do HRLN. Agora, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), organização responsável pela administração do hospital, está autorizado a funcionar 100% dentro dos próximos meses.
“Hoje, nós temos 75 leitos em funcionamento, sendo 35 de UTI. A organização social vai crescendo com a contratação de médicos, enfermeiros, entre outros”, disse.
O governador informou que o número de leitos será quadruplicado, indo de 75 para 228 leitos. “O hospital está em Caraguatatuba, mas atende toda a região”, ressaltou. Além disso, ele prometeu voltar no primeiro trimestre para uma visita e ver o desenvolvimento do hospital.
Para o médico e secretário de Saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, a notícia sobre a ampliação e a abertura total do HRLN já era esperada há muito tempo.
Segundo o secretário, com o cronograma do Estado para melhorias e aumento do atendimento de sua capacidade, “garante no próximo mês o início das cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, internação e clínica médica e, inclusive, cirurgia e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica”.
Boher também falou sobre o setor oncológico e da dificuldade enfrentada pelos pacientes de terem que se locomover até outros municípios para fazerem seus tratamentos. Ele explicou que “é um desgaste muito grande porque a maioria já está debilitada”.
Agora, os pacientes terão a oportunidade de iniciar e terminar esse tratamento aqui na cidade. “A população tem a ganhar e nós vamos fazer ainda mais para que eles possam ter uma vida digna e que se recuperem o mais rápido possível”, finalizou.
Veja Também Recentes
Guarda Municipal localiza e prende indivíduo com mandado de prisão durante abordagem
Durante patrulhamento preventivo realizado no bairro Perequê-Mirim, na manhã de domingo (31), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba visualizaram quatro indivíduos em atitude suspeita na Rua São Roque, nas proximidades de um local conhecido por recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Diante da fundada suspeita,
Teatro Mario Covas apresenta show musical com Legião Urbana Cover e comédia “Embrulha pra Viagem” nesta semana
A programação de maio do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, segue nesta semana com show musical e comédia, indicados para toda a família. No sábado (16), às 20h, o público está convidado a prestigiar a apresentação do Legião Urbana Cover do Brasil. Já no domingo (17), às 19h30, os humoristas
Tradicional Cavalaria marca encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo no dia 24 de maio
Caraguatatuba recebe no dia 24 de maio o encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo, evento de tradição no calendário municipal que integra a rota do turismo religioso do Litoral Norte. A Cavalaria do Divino está entre as atrações mais aguardadas. A concentração será às 10h, ao lado da
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida
Secretaria de Turismo promove 14º Encontro de Turismo com debate sobre hotelaria e “Caraguá A Gosto”
Caraguatatuba recebe nesta terça-feira (26), às 17h, o 14º Encontro de Turismo, reunião mensal voltada ao diálogo entre o poder público, representantes do trade turístico e a população interessada no setor. O encontro será no hotel Hampton By Hilton e terá como pauta o mercado hoteleiro e o evento “Caraguá