Pesquisar No Site

2º Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do LN discute gestão de resíduos sólidos em Caraguá

Destaques
2º Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do LN discute gestão de resíduos sólidos em Caraguá
2º Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do LN discute gestão de resíduos sólidos em Caraguá

Secretários e servidores das Secretarias de Meio Ambiente das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela participaram do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte “Gestão de Resíduos Sólidos”. Além da reunião realizada na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá, o grupo visitou os Ecopontos da Martim de Sá e do Massaguaçu.

PraCegoVer: Secretários e servidores das Secretarias de Meio Ambiente das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela visitando o Ecoponto do Massaguaçu (Foto: Luís Gava/PMC)

A reunião contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; da secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Tatiana Soares Scian; do secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, José Augusto de Carvalho Mello; do secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Francisco Graziano Neto; e do secretário adjunto de Meio Ambiente de Caraguá, João Silva de Paula Ferreira; além dos servidores das secretarias cidades presentes no evento.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o compartilhamento das dificuldades enfrentadas pelos municípios da região contribui para a descoberta de soluções sobre o tema do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte. “Os resíduos sólidos são o nosso grande desafio. Esse debate é uma oportunidade para resolvermos essa questão em conjunto”, destacou.

PraCegoVer: Secretários e servidores das Secretarias de Meio Ambiente das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela visitando o Ecoponto do Massaguaçu (Foto: Luís Gava/PMC)

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Tatiana Soares Scian, disse que sempre priorizou a redução da geração de resíduos sólidos. “Em 2017, fizemos uma reformulação da coleta seletiva e em 2019, ainda pensando nessa minimização de resíduos, criamos os ecopontos”, recordou.

O secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Francisco Graziano Neto, ressaltou que as quatro cidades possuem uma ligação costeira. “Temos o mesmo mar, os mesmos turistas, sazonalidade e problemas ambientais semelhantes. Daí que vem a importância de nos encontrarmos. O combinado é uma reunião a cada três meses em um dos municípios. Caraguatatuba está de parabéns pelos ecopontos e por integrar a comunidade” reconheceu.

O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, José Augusto de Carvalho Mello, disse que a próxima reunião de trabalho será na cidade vizinha. “Ter conhecido esse espaço da Prefeitura de Caraguatatuba em operação foi fundamental para termos uma ideia sobre o que queremos implantar em nosso município. A nossa ideia é montar quatro ecopontos nesse primeiro momento”, adiantou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conta com 120 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Congresso de Odontologia reúne participantes em Caraguatatuba e apresenta inovações à saúde bucal
Congresso de Odontologia reúne participantes em Caraguatatuba e apresenta inovações à saúde bucal

Prevenção, tecnologia, reabilitação estética e inclusão estiveram entre os principais temas do 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba no último fim de semana, 25 e 26 de setembro, no Teatro Mário Covas. Cirurgiões-dentistas, auxiliares, estudantes e demais profissionais interessados de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Cachoeira Paulista,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção

A Prefeitura de Caraguatatuba lançou, na última quinta-feira (24), a Trilha Formativa Freemind, iniciativa voltada à qualificação de servidores públicos, profissionais e voluntários que integram a rede municipal de proteção e cuidado. A ação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/09/2026
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município

Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026