Pesquisar No Site
Brincar de fazer arte: projeto estimula alunos através da releitura de obras famosas
Brincar de fazer arte: projeto estimula alunos através da releitura de obras famosas
Na rede municipal de ensino de Caraguatatuba o incentivo à arte, aliada à Educação Infantil, é uma importante ferramenta pedagógica utilizada, estimulando os alunos a desenvolverem habilidades motoras, competências emocionais e cognitivas, além de permitir que se expressem e descubram suas próprias habilidades. Prova disso é o projeto ‘Brincar de fazer Arte’ desenvolvido na Emei/Emef Masako Sone, no bairro Pegorelli, zona sul da cidade.

#PraCegoVer: A Prof.ª Simone Kirsh, que desenvolveu o projeto, interage com alunos durante atividades da exposição “Brincar de fazer Arte, na Emei/Emef Masako Sone, em Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Com o objetivo de estimular o processo de aprendizagem em artes visuais, tornando as aulas mais atrativas e divertidas, o projeto desenvolvido pela professora Simone Kirsh, envolveu cerca de 30 alunos da 1ª e 2ª Fase da unidade, e resultou numa linda e interativa exposição de arte, que foi acompanhada pela secretária de Educação, Márcia Paiva, na última sexta-feira (10).
De meados de outubro ao início de dezembro a professora desenvolveu atividades que passaram pela apresentação de artistas do cenário mundial, suas obras e importância, análise e percepção dos alunos e o momento mágico da releitura das obras, onde os alunos produziram seus trabalhos artísticos, utilizando variadas linguagens, como desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o apreço, cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

#PraCegoVer: Pais e familiares visitam a exposição ‘Brincar de fazer Arte” na Emei/Emef Masako Sone em Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
A professora Simone contou que a ideia do projeto faz parte de um desejo antigo, que ressurgiu durante a execução das atividades remotas no período de pandemia, quando percebeu que a oportunidade de reforçar para pais e familiares a importância das atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, bem como as atividades de arte, que envolviam pinturas, desenhos, colagens e recortes em casa. Além dos aspectos pedagógicos de criação, imaginação e experimentação, o projeto proporcionou momentos de alegria, cor e oportunidade das crianças se expressarem.
Com artistas nacionais e internacionais, entre eles Ivan Cruz, Tarsila do Amaral, Kandinsky, Van Gogh, Miró, Matisse e Picasso, as obras dos alunos foram produzidas com o uso de diferentes objetos e materiais, possibilitando o manuseio e contato com diversas formas de expressão artística, permitindo que soltassem a imaginação além de desenvolverem sua expressão oral e corporal.

#PraCegoVer: O aluno Guilherme Jensen, posa para foto com a secretária de Educação, Márcia Paiva, durante a exposição ‘Brincar de fazer Arte” na Emei/Emef Masako Sone em Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
O estudante, Guilherme Jensen (05), foi o porta-voz da escola convidando pais e familiares dos alunos a visitarem a exposição. Ele também enviou um convite especial à secretária de Educação, Márcia Paiva, que visitou a exposição e se encantou com o capricho, criatividade e riqueza de detalhes das obras. Em nome do prefeito Aguilar Junior, a secretária parabenizou a equipe gestora da unidade e a professora Simone, que desenvolveu o projeto.
Sobre o poder de transformação da arte na educação, ela explicou: “O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção, da sensibilidade e da autoestima de uma criança. Ao trabalhar com as artes, envolvemos o aluno em um contexto, onde ele amplia seus conhecimentos e se torna um cidadão do mundo, permitindo que crie ideias, invente, construa e supere barreiras”, concluiu.
Veja Também Recentes
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” movimenta Caraguatatuba nesta sexta-feira
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba recebe o tradicional “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, nesta sexta-feira (3), promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) em parceria com entidades socioassistenciais que atuam no atendimento às
Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam de trabalho para ampliar acessibilidade nas avaliações do AvaRede
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu, até esta sexta-feira (3), a Semana de Flexibilização do AvaRede 2026. A avaliação, de caráter diagnóstico, tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal e subsidiar o planejamento de ações pedagógicas. A iniciativa reuniu 13 professores especialistas das
Fundo Social faz entrega de cobertores e kits de alimentação à APAE dentro da Campanha do Agasalho 2026
O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits de alimentação à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, na quarta-feira (16). A ação faz parte da Campanha do Agasalho 2026 -“Doe com amor, faz bem fazer o bem”, que está arrecadando roupas de inverno, cobertores e edredons
Capacitação reforça segurança alimentar e qualifica manipuladores de alimentos em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação. O curso foi ministrado pela nutricionista