Pesquisar No Site

‘Dezembro Vermelho’: Caraguatatuba inicia campanha focada na prevenção ao HIV/Aids

Publicado em: 26/11/2021
Unidades de saúde iniciam Campanha ‘Fique Sabendo’ e ofertam testes rápidos de sífilis e HIV
‘Dezembro Vermelho’: Caraguatatuba inicia campanha focada na prevenção ao HIV/Aids

Caraguatatuba inicia, a partir da próxima semana, a campanha ‘Dezembro Vermelho’ que visa a prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

#PraCegoVer: A imagem mostra o momento em que os profissionais assistem a abertura da capacitação, no auditório da Fundacc, no Centro (Foto: Luís Gava/PMC)

De 29 de novembro a 4 de dezembro, a Secretaria de Saúde irá realizar o ‘Fique Sabendo’. Essa ação é voltada à realização de testes rápidos para identificação de ISTs e será promovida por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) que atua no município há 20 anos.

Quem estiver interessado em realizar os testes rápidos poderá comparecer na Praça do Caiçara (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – MACC), no Centro, no dia 4 de dezembro, das 8h às 17h. Também há a possibilidade de realizar os testes diretamente na unidade, no Sumaré, de segunda a quinta, das 9h às 15h.

Segundo dados da UAMI, de janeiro até outubro deste ano, 3.224 testes foram realizados. Com a campanha, esse número tende a subir ainda mais.

Conforme o coordenador da UAMI, Renato Portes, o objetivo da ação é “identificar precocemente se a pessoa está infectada ou não pelo HIV/Aids”.

Outro foco da campanha é capacitação dos profissionais da saúde que já atuam na área (rede básica e especialidades) ou estão em formação, oriundo dos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem. A expectativa da UAMI é de capacitar 260 pessoas.

Portes lembra que o ‘Dezembro Vermelho’ é uma data comemorativa, a nível mundial e que “serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas que são vivem com o vírus do HIV/Aids”.

Cronograma

  • Testagem (HIV, sífilis e hepatite B\C):

Data: de 1 a 31 de dezembro

Público: população em geral

Local: UAMI

  • Testagem (HIV, sífilis e hepatite B\C):

Data: 4 de dezembro

Horário: das 8h às 17h

Público: população em geral

Local: Praça do Caiçara, Centro (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – MACC)

  • Capacitação

Data: 29 de novembro

Horário: das 10h às 12h | das 20h às 21h30

Público: Alunos do curso de técnico de enfermagem

Local: Auditório Maristela de Oliveira (FUNDACC)

  • Capacitação

Data: 30 de novembro

Horário: das 20h às 22h

Público: Alunos do curso de técnico de enfermagem

Local: Escola Tableau

  • Capacitação

Data: 2 de dezembro

Horário: das 13h às 17h

Público: Profissionais da rede de Atenção Básica de Saúde

Local: Auditório Maristela de Oliveira (FUNDACC)

  • Capacitação

Data: 20 de dezembro

Horário: das 15h às 17h

Público: Profissionais da rede do Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

Local: Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta do Basquetebol que teve trajetória em Caraguatatuba é convocado pela CBB
Atleta do Basquetebol que teve trajetória em Caraguatatuba é convocado pela CBB

A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) convocou atletas das categorias de base para um “Camp” de formação na cidade de Mogi das Cruzes em setembro, entre eles o atleta Bruno Barros Azevedo Graça, da categoria Sub-14. A convocação representa uma oportunidade para o atleta ampliar sua experiência e buscar espaço

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/09/2026
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP

Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram do lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. O evento foi realizado na terça-feira (22), no Centro de Operação Integrado (COI) da empresa, em São José dos Campos. A apresentação foi antecipada

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/09/2026
Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação
Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou no último sábado (26) uma força-tarefa de manutenção das vias do Morro do Algodão, na região Sul do município. Em três dias de trabalho, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos aplicaram mais de 36 toneladas de massa asfáltica em trechos que apresentavam buracos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/09/2026