Pesquisar No Site
Centro Integrado de Atendimento à Mulher atende 454 mulheres em situação de violência em quatro anos

Centro Integrado de Atendimento à Mulher atende 454 mulheres em situação de violência em quatro anos
Há quatro anos, as mulheres em situação de violência em Caraguatatuba possuem um espaço especializado de atendimento e acolhimento. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira – ‘Dita Marques – foi inaugurado em 2017 e desde então muitas mulheres que foram atendidas no espaço tiveram a chance de mudar de história.

Arte simbolizando uma mulher com o número do 180 para ligação anônima (Foto: Arquivo/PMC)
Prova disso é a Selma, de 43 anos. Mãe de três filhos, ela conheceu o espaço após procurar a Delegacia da Mulher de Caraguatatuba para fazer um boletim de ocorrência relatando violência física por parte do marido, quando foi encaminhada para o CIAM.
Selma conta que através do CIAM foi possível superar alguns traumas devido às situações de violência que passou. Foram 20 anos de casada e há seis meses resolveu dar um basta e seguir em frente.
“Muitas vezes eu pensei em ter outras atitudes que só prejudicariam a mim, mas com o apoio das profissionais estou superando. No final tudo dá certo e graças a Deus está dando certo. Eu não vivo mais com ele, mas um dia vamos resolver tudo e ter uma boa relação pelos meus filhos. O importante é que eu não aceite mais viver este tipo de relação abusiva, seja com quem for”, relatou Selma.
Localizado no bairro Indaiá, o CIAM busca fortalecer e resgatar a autoestima e autonomia das mulheres, com foco na emancipação e empoderamento para que saiam da condição de violência. Atualmente, 133 mulheres são acompanhadas pelas técnicas do espaço.
A coordenadora do CREAS, Patrícia Aparecida Silva, conta que nesses quatro anos 454 mulheres passaram pelo espaço, sendo as principais violências, a física e a psicológica. “Em média, são aproximadamente 115 mulheres atendidas por ano. Em se tratando de violência, os números são altos, por isso, o trabalho e a luta são constantes para que a gente consiga mudar esta realidade”, explicou.
As denúncias chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria mulher busca ajuda. O processo de acolhimento é realizado em duas por etapas: avaliação e acompanhamento.
Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido junto com a mulher as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a mulher passa por orientação com assistente social e psicóloga. Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos, que serão retomados em breve.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400, no Indaiá, telefone: 3883-9908. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Serviço:
– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera – Telefone: 3882-3242 – Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone: (12) 3886-2960 – Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza cerca de 500 atendimentos ambientais e atua na prevenção de danos
Caraguatatuba atua na fiscalização de áreas com elevado potencial de degradação ambiental, com o objetivo de prevenir e coibir práticas em desacordo com a legislação vigente. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, que realiza atividades rotineiras de

Teatro Mario Covas retoma atividades após modernização
A revitalização do Teatro Mario Covas traz de volta o público, que pode ocupar seu lugar e apreciar produções artísticas, exposições, convenções, ações educacionais e culturais com conforto e dignidade. Inaugurado em 2004, o Teatro que já foi referência e excelência por suas instalações e programação de qualidade, recebeu no dia 20 de abril, o novo

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Implantação gradativa da Contribuição Social e do Imposto de Bens e Serviços é tema do Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba
As mudanças trazidas pela implantação gradativa da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) da Reforma Tributária (LC 214/2025) no cotidiano fiscal dos municípios brasileiros foram discutidas no Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba, na última sexta-feira (30/5), no auditório do Campus

Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba passou por capacitação sobre como usar o bafômetro homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), durante uma blitz para combater a alcoolemia por parte dos condutores de veículos. O treinamento,