Pesquisar No Site
UBSs realizam caminhada e roda de conversa em alusão ao ‘Novembro Azul’; confira ações desta semana
UBSs realizam caminhada e roda de conversa em alusão ao ‘Novembro Azul’; confira ações desta semana
Em alusão ao ‘Novembro Azul’, funcionários e profissionais (enfermagem e administrativo) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto Novo, na região sul, percorreram quatro quilômetros, na última sexta-feira (12), para destacar e promover a importância os cuidados com a saúde do homem.

#PraCegoVer: Imagem de profissional aferindo pressão arterial de um homem (Foto: Divulgação/PMC)
O movimento contou com cerca de 20 participantes que saíram da unidade em direção à Praça de Eventos, localizada no bairro. Eles passaram pela Avenida José Herculano, Avenida Cristóvão de Barros e Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia).
Na praça, a equipe da UBS aferiu a pressão de homens que passavam próximos ao local. Além disso, homens acima de 40 anos receberam a guia de encaminhamento para a realização do antígeno prostático específico PSA – exame que auxilia na prevenção do câncer de próstata. A unidade realiza um mutirão de PSA no dia 26 de novembro.
No mesmo dia, uma roda de conversa foi realizada pela UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim), também na região sul. O encontro foi voltado aos interesses da saúde do homem. Pacientes também foram encaminhados para a realização do PSA.

#PraCegoVe: Participantes da roda de conversa da UBS José Maurício Borges posam para foto (Foto: Divulgação/PMC)
As ações da rede de Atenção Básica à Saúde continuam ao longo desta semana. Confira:
– Dia 16
UBS Tinga: Ação para conscientização do ‘Novembro Azul’ | Durante todo o dia.
– Dia 17
UBS Tinga: Palestra, verificação de pressão arterial e solicitação de exames (EE Colônia dos Pescadores) | às 14h.
UBS Jaraguazinho: Porta aberta para a realização de testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) | das 8h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Casa Branca: Palestra sobre ISTs para alunos da EMEF Professor Luis Silvar do Prado | às 10h.
– Dia 18
UBS Tinga: Palestra para adolescentes/alunos da EMEF Maria Moraes de Oliveira | às 9h.
UBS Tinga: Roda de Conversa na Capela Nossa Senhora Aparecida | às 14h.
– Dia 19
UBS José Maurício Borges: Palestra sobre câncer de próstata | às 14h.
Para ter acesso a cronograma completo, com as atividades de todas as 11 unidades de saúde, clique aqui.
Não perca a oportunidade de participar das ações. Compareça à UBS mais próxima de sua residência. Cuide da sua saúde!
Veja Também Recentes
Capacitação reúne profissionais de saúde em Caraguatatuba e aborda animais peçonhentos
Caraguatatuba recebeu na segunda-feira (27) o curso de aperfeiçoamento sobre diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos, com cerca de 130 participantes no campus de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau), localizado no Serramar Shopping. A capacitação segue até terça-feira (28) e é voltada principalmente a médicos e enfermeiros
Fiscalização ambiental registra 39 atendimentos e amplia monitoramento em Caraguatatuba
As ações de fiscalização ambiental realizadas na primeira quinzena do mês de maio resultaram em 39 atendimentos em diferentes regiões de Caraguatatuba. As operações, conduzidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, também geraram 14 notificações e cinco autuações por irregularidades ambientais. O trabalho contou
Caraguatatuba conquista título no 1º HowHow Skate Fest em São Sebastião
Caraguatatuba subiu ao pódio em sequência no 1º HowHow Skate Fest, realizado no domingo (17), em São Sebastião. Os atletas do município conquistaram títulos e dominaram categorias do evento, que reuniu competidores do todo o Litoral Norte. Na disputa feminina, Maia Pereira garantiu o primeiro lugar, enquanto Stela Fernandes ficou
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla
Congresso técnico abre Jogos Escolares Municipais 2026 em Caraguatatuba
Caraguatatuba deu início à organização dos Jogos Escolares Municipais (JEM) 2026 com a realização do Congresso Técnico na noite de quarta-feira (22), na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva. O encontro reuniu representantes das escolas das redes municipal e estadual, além de uma escola particular, e é