Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza mais de mil exames de papanicolau e mamografia durante ‘Outubro Rosa’
Caraguatatuba realiza mais de mil exames de papanicolau e mamografia durante ‘Outubro Rosa’
Caraguatatuba fechou o ‘Outubro Rosa’ com números importantes e expressivos. Segundo a Secretaria de Saúde, foram realizados 1.207 exames de papanicolau e 422 mamografias.
Todas as mamografias foram realizadas no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde optou por deixar a unidade aberta aos sábados, durante todo o mês de campanha.
Mesmo com o fim da campanha do ‘Outubro Rosa’, os cuidados com a saúde feminina continuam. Por isso, é importante destacar que o município oferta a mamografia e o papanicolau normalmente.
Toda a mulher que deseja realizar qualquer um desses exames pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber orientações sobre como proceder.
A Secretaria de Saúde reforça que a mamografia é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.
Mulheres com menos de 40 anos não devem realizar a mamografia, já que não é possível obter uma nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
A campanha do ‘Outubro Rosa’ contou também com ações para promover a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e elevar a autoestima das mulheres com palestras e rodas de conversa, além de curso de maquiagem para pacientes do Setor de Oncologia de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes
Palestra sobre boas práticas alimentares marca programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar em Caraguatatuba
A Videoteca Lúcio Braun recebeu a palestra “Boas práticas na prevenção de doenças transmitidas por alimentos”, na terça-feira (14). A atividade integra a programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba e buscou promover a conscientização da população sobre a importância da nutrição, da alimentação saudável e da prevenção
Jogos Escolares Municipais continuam em Caraguatatuba com disputas em diversas modalidades
Os Jogos Escolares Municipais (JEM) de Caraguatatuba continuam nos espaços esportivos da cidade com a participação de centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino. A competição, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, reúne estudantes de 8 a 15 anos
Caraguatatuba amplia formação tecnológica de jovens em parceria com o IFSP durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR), estudantes de Caraguatatuba participaram da Oficina de Desenvolvimento de Jogos Digitais, a PyGame, realizada na tarde desta terça-feira (21), durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025). A ação
Spirit of WOD Beach retorna a Caraguatatuba com mais de 800 atletas e dois dias de competição à beira-mar
O Spirit of WOD Beach chega à sua 2ª edição em Caraguatatuba como um dos maiores eventos de superação, performance e integração do universo do Cross Training no Brasil. O campeonato será realizado nos dias 1º e 2 de novembro, na Praça de Eventos, no centro, com participação de atletas
Cineclube exibe longa-metragem brasileiro ‘Baby’ nesta terça na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta terça-feira (14/10), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme ‘Baby’, o segundo longa-metragem do aclamado diretor, Marcelo Caetano. A exibição é gratuita e não é recomendada a menores de 16 anos. O drama foi escolhido para participar da 63ª Semana da