Pesquisar No Site

Prazo de alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 encerra no dia 30 de junho

Publicado em: 02/06/2021
Alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 é prorrogado até o dia 31 de agosto em razão da Covid-19
Prazo de alistamento militar online de jovens nascidos em 2003 encerra no dia 30 de junho

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2003, devem fazer o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. Todo brasileiro do sexo masculino é obrigado a se alistar nas Forças Armadas ao completar 18 anos.

#PraCegoVer: Jovens de Caraguatatuba fazendo Juramento à Bandeira em 2019, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Fotos: Luís Gava/PMC)

Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social. É recomendado não deixar o alistamento para a última hora, para não ser prejudicado pela instabilidade no sistema, ocasionada pela quantidade elevada de acessos.

PraCegoVer: Soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Operação Covid-19, entregando cesta básica a morador de Alcântara/MA (Foto: Soldado A. Soares/FAB)

Os nascidos antes de 2003, que ainda não fizeram o alistamento, têm o ano inteiro para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré (utilizando máscara conforme os Decretos Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020, e Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020). É necessário pagar a multa de R$ 4,85 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento.

O atendimento presencial no período do distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.  Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com. Em 2021, a expectativa do Ministério da Defesa é que 1,4 milhões de jovens realizem o alistamento.

Sanções – O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024