Pesquisar No Site
Sem casos positivos há três semanas, CCZ continua com ações contra dengue em Caraguatatuba
Sem casos positivos há três semanas, CCZ continua com ações contra dengue em Caraguatatuba
Mesmo sem registros de casos confirmados de dengue há mais de três semanas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), continua com as vistorias para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Para se ter uma ideia, somente no período de janeiro a setembro de 2019, a Secretaria de Saúde (Sesau) registrou 3.226 casos positivos de dengue na cidade e seis óbitos. Nesse mesmo período de 2020, foram registrados 700 casos da doença, sem nenhum óbito.
A explicação para esse acontecimento pode estar ligada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O coordenador de controle da dengue do CCZ, Ricardo Fernandes, explicou que neste ano, o pico da epidemia de dengue foi no mês de março, com 274 casos.
Por conta da quarentena e do isolamento social impostos pelas autoridades de saúde, o coordenador acredita que “a pouco circulação das pessoas contribuiu para uma diminuição de caso, ou seja, uma menor circulação do vírus”.
Entretanto, nas vistorias de rotina, os agentes ainda encontram criadouros nas residências. “Daí a importância de se comunicar e educar os munícipes para continuar eliminando criadouros”, afirmou Ricardo.
Desde a manhã desta segunda-feira (28), a equipe está no bairro Estrela D’Alva, região central da cidade. As vistorias são realizadas de porta em porta com orientações e, em casos específicos, os agentes de controle da dengue entram nas residências em busca de possíveis criadouros.
Por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde publicou uma nota informativa que orienta aos agentes que evitem a entrada nas casas dos moradores para proteger ambos de um possível contágio com o vírus.
Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas da doença variam muito. Às vezes, a pessoa pode não apresentar sintomas ou ter um quadro grave, como, por exemplo, a hemorragia que pode levar a pessoa a óbito.
Porém, é preciso estar atento. Normalmente o primeiro sintoma da doença é a febre altar, entre 39° a 40°C, seguida de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e formigamento.
Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar o atendimento médico em uma unidade de saúde mais próxima e nunca se automedicar, pois isso pode complicar ainda mais o quadro da doença.
Veja Também Recentes
Inscrições presenciais das 32 bolsas para alunos em vulnerabilidade de Caraguatatuba encerram dia 29 de outubro
Os interessados podem se inscrever presencialmente no Processo Seletivo da Prefeitura de Concessão e Renovação de 32 bolsas de estudos para alunos em vulnerabilidade socioeconômica de Caraguatatuba no Colégio Módulo até a próxima quinta-feira (29/10), das 9h às 16h, no Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro, ou on-line até
Prefeitura promove terceira audiência pública da LOA 2027 de Caraguatatuba nesta quarta-feira no Massaguaçu
Moradores da região Norte podem participar da terceira audiência pública descentralizada da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027 da Prefeitura de Caraguatatuba nesta quarta-feira (30/9), às 19h, na Emef Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. A audiência será uma oportunidade para a população conhecer as informações sobre
Professora-escritora da rede municipal apresenta sua obra na próxima Quarta Literária da Kaká em Caraguatatuba
A edição da Quarta Literária da Kaká de outubro será na próxima quarta-feira (21/10), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, ao lado da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Com o tema “Encontro de Autores Infantojuvenis”, a roda de conversa literária reúne os autores Patrícia Keder,
Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba se destacam em desafios de matemática, ciência e astronomia
A curiosidade virou competição e o conhecimento rendeu troféus para 39 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. Eles foram premiados na quarta-feira (23), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia do projeto Mentes Brilhantes 2026, que reuniu disputas de Matemática e Geografia, além de atividades de Astronomia e da Mostra
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e