Pesquisar No Site
Vacinação contra sarampo e H1N1 encerra dia 31 de agosto em Caraguatatuba

Vacinação contra sarampo e H1N1 encerra dia 31 de agosto em Caraguatatuba
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (6/8) o último balanço do número de doses de vacinas contra o sarampo (2ª Fase) e influenza (H1N1) em Caraguatatuba. Desde março, 960 doses foram aplicadas nos públicos-alvo da campanha do sarampo e 33.360 doses na imunização contra a H1N1. As vacinações para a prevenção das duas doenças continuam até o dia 31 de agosto (segunda-feira).
Até o momento, 1.125 pessoas procuraram as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para se prevenir do sarampo, mas 960 receberam a vacina. Na faixa etária de seis meses a 29 anos foram aplicadas 324 doses. Entre os adultos, de 30 a 49 anos, foram 636 aplicações da vacina.
A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina. Além, de imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada.
No ano passado foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito. Em 2020, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos.
A Vigilância Epidemiológica alertou que as pessoas devem comparecer as unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid-19, utilizando máscara e respeitando as recomendações de distanciamento social (utilizando máscara conforme os Decretos Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020, e Estadual nº 64.959, de 04 de maio de 2020).
O sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.
Vacinação H1N1 – Influenza
Outro balanço divulgado pela Vigilância é sobre o número de vacinados contra influenza (H1N1) no município. Nesta semana, o total chegou a 33.360.
As doses estão distribuídas entre os grupos prioritários: crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (com 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, adultos (de 55 a 59 anos) e idosos.
O município já atingiu meta estabelecida pelo Estado dos seguintes grupos: idosos – 19.826 (169,80% do objetivo) e trabalhadores de saúde – 4.406 (129,36% do objetivo).
O total de crianças vacinadas foi de 6.331 – 74,44% da meta; gestantes – 836 (64,86%); puérperas (com 45 dias pós-parto) – 141 (66,52%); adultos (de 55 a 59 anos) – 1.820 (35,61%).
A Campanha de Vacinação contra influenza (H1N1) que, por orientação do Governo do Estado, foi liberada para todas as faixas etárias desde o dia 1º de julho, segue até o dia 31 de agosto.
Onde encontrar as vacinas?
As vacinas contra sarampoe H1N1 podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga e Rio do Ouro (região central) e Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário.
A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto. Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro devem procurar a UBS Jaraguazinho para receber a dose da vacina.
Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.
Confira o endereço das escolas municipais:
EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.
EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.
Veja Também Recentes

Primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol registra 31 gols em dez jogos
A primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba foi realizada no último domingo (4), e contou com goleadas e 31 gols em dez jogos. Na Toca do Gato, no Campo do Golfinho, o Beira Mar goleou o Tabashow por 7 a 0. Vitória do Sertão dos Tourinhos

Oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada inicia neste sábado em Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe nos dias 10 e 24/5 (aos sábados), em dois períodos, das 10h às 13h e das 14h às 17h, a oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada. São 20 vagas por período e a inscrição deve ser realizada pelo formulário disponível

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Espaço Hartãt exibe documentário premiado sobre povo indígena Xavante no próximo sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza neste sábado (10/5), às 19h, a exibição do documentário premiado “A serra do roncador ao poente”, que retrata a história, os rituais e a resistência do povo A’uwê Uptabi (Xavante). A sessão é gratuita e as vagas são limitadas. Dirigido por Armando Lacerda, o filme é

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas