Pesquisar No Site

Vacinação contra sarampo e H1N1 encerra dia 31 de agosto em Caraguatatuba

Publicado em: 06/08/2020
Caraguatatuba já imunizou 500 adolescentes contra meningite
Vacinação contra sarampo e H1N1 encerra dia 31 de agosto em Caraguatatuba

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (6/8) o último balanço do número de doses de vacinas contra o sarampo (2ª Fase) e influenza (H1N1) em Caraguatatuba. Desde março, 960 doses foram aplicadas nos públicos-alvo da campanha do sarampo e 33.360 doses na imunização contra a H1N1. As vacinações para a prevenção das duas doenças continuam até o dia 31 de agosto (segunda-feira).

Até o momento, 1.125 pessoas procuraram as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para se prevenir do sarampo, mas 960 receberam a vacina. Na faixa etária de seis meses a 29 anos foram aplicadas 324 doses. Entre os adultos, de 30 a 49 anos, foram 636 aplicações da vacina.

A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina. Além, de imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada.

No ano passado foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito. Em 2020, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos.

A Vigilância Epidemiológica alertou que as pessoas devem comparecer as unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid-19, utilizando máscara e respeitando as recomendações de distanciamento social (utilizando máscara conforme os Decretos Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020, e Estadual nº 64.959, de 04 de maio de 2020).

O sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Vacinação H1N1 – Influenza

Outro balanço divulgado pela Vigilância é sobre o número de vacinados contra influenza (H1N1) no município. Nesta semana, o total chegou a 33.360.

As doses estão distribuídas entre os grupos prioritários: crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (com 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, adultos (de 55 a 59 anos) e idosos.

O município já atingiu meta estabelecida pelo Estado dos seguintes grupos: idosos – 19.826 (169,80% do objetivo) e trabalhadores de saúde – 4.406 (129,36% do objetivo).

O total de crianças vacinadas foi de 6.331 – 74,44% da meta; gestantes – 836 (64,86%); puérperas (com 45 dias pós-parto) – 141 (66,52%); adultos (de 55 a 59 anos) – 1.820 (35,61%).

A Campanha de Vacinação contra influenza (H1N1) que, por orientação do Governo do Estado, foi liberada para todas as faixas etárias desde o dia 1º de julho, segue até o dia 31 de agosto.

Onde encontrar as vacinas?

As vacinas contra sarampoe H1N1 podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga e Rio do Ouro (região central) e Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário.

A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto. Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro devem procurar a UBS Jaraguazinho para receber a dose da vacina.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol registra 31 gols em dez jogos
Primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol registra 31 gols em dez jogos

A primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba foi realizada no último domingo (4), e contou com goleadas e 31 gols em dez jogos. Na Toca do Gato, no Campo do Golfinho, o Beira Mar goleou o Tabashow por 7 a 0. Vitória do Sertão dos Tourinhos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/05/2025
Oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada inicia neste sábado em Caraguatatuba
Oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada inicia neste sábado em Caraguatatuba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe nos dias 10 e 24/5 (aos sábados), em dois períodos, das 10h às 13h e das 14h às 17h, a oficina “Leitura Fotográfica” com Bianca Canada. São 20 vagas por período e a inscrição deve ser realizada pelo formulário disponível

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2025
Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes

O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2025
Espaço Hartãt exibe documentário premiado sobre povo indígena Xavante no próximo sábado
Espaço Hartãt exibe documentário premiado sobre povo indígena Xavante no próximo sábado

O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza neste sábado (10/5), às 19h, a exibição do documentário premiado “A serra do roncador ao poente”, que retrata a história, os rituais e a resistência do povo A’uwê Uptabi (Xavante). A sessão é gratuita e as vagas são limitadas. Dirigido por Armando Lacerda, o filme é

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2025
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana

Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025