Pesquisar No Site

8ª Conferência Municipal de Assistência Social será neste sábado (15)

DSCN9591a
8ª Conferência Municipal de Assistência Social será neste sábado (15)

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social segue com as inscrições abertas até quinta-feira (13/7) no site da Prefeitura de Caraguatatuba. Qualquer pessoa pode se inscrever. O evento será realizado no próximo sábado (15/7), a partir das 7h30, no Centro Universitário Módulo, no Centro.

A programação inicia com credenciamento dos participantes e coffee break. A previsão de encerramento será às 17h com a entrega de certificados.
Durante o encontro, haverá palestra do Prof. Dr. João Laurentino dos Santos, com o tema “Considerações sobre o acesso e garantia dos direitos socioassistenciais na lógica da PNAS/SUAS: inclusão, acolhida, proteção e permanência”.

8ª Conferência Municipal de Assistência Social será neste sábado (15)

8ª Conferência Municipal de Assistência Social será neste sábado (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

A Conferência é um espaço de debate coletivo, onde o governo e sociedade civil têm a oportunidade de participar, discutir e avaliar a política pública, por isso, a participação popular é fundamental.

Podem participar da 8ª Conferência, os usuários da política de Assistência Social, os gestores públicos da assistência, trabalhadores do SUAS, representantes de entidades e organizações de assistência social.

Os eixos que serão debatidos são: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos; A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais; A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A Conferência é convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e organizada com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) e este ano, terá como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Pré-Conferências – Os encontros foram realizados de 20 de junho a 10 de julho e tiveram como objetivo o repasse de informações à comunidade para os debates da 8ª Conferência. Todas as reuniões foram abertas à população e aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACCC) e Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

Confira a programação:

7h30 – Credenciamento e Café

8h30 – Abertura e Composição da Mesa de Autoridades

9h – Leitura e Aprovação do Regimento Interno

9h30 – Palestra com Profº Dr. João Laurentino dos Santos, com o tema “Considerações sobre o acesso e garantia dos direitos socioassistenciais na lógica da PNAS/SUAS: Inclusão, acolhida, proteção e permanência”

10h20 – Divisão dos grupos de trabalho

12h – Almoço

13h – Recredenciamento e entrega das Moções

13h30 – Leitura das propostas e votação da plenária

16h – Apresentação das moções e eleição dos delegados

17h – Encerramento e entrega de certificados

Mais Notícias

Veja Também Recentes

uti (7)
Caraguatatuba terá monitoramento cerebral contínuo na única UTI neonatal do Litoral Norte – Casa de Saúde Stella Maris

Uma tecnologia para ampliar o monitoramento de recém-nascidos na UTI Neonatal. Na manhã desta quarta-feira (3), ocorreu a entrega simbólica de um novo sistema de monitoramento contínuo da atividade cerebral para recém-nascidos na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. A entrega contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2026
Fundacc lança primeiros editais da PNAB 2026 em Caraguatatuba
Fundacc lança primeiros editais da PNAB 2026 em Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou na última segunda-feira (25/5), os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II, marcando o início das ações da política cultural federal no município, em 2026. Entre as principais novidades deste ciclo está a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2026
Caraguatatuba amplia visibilidade no setor audiovisual em evento da São Paulo State Film Commission
Caraguatatuba amplia visibilidade no setor audiovisual em evento da São Paulo State Film Commission

Caraguatatuba participou na última quarta-feira (17), do primeiro road show da São Paulo State Film Commission, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista. O encontro reuniu autoridades dos municípios parceiros do programa e produtores do setor audiovisual. Representando a cidade, estiveram presentes o presidente da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/06/2026
Humorista Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!” no Teatro Mario Covas dia 26 de junho
Humorista Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!” no Teatro Mario Covas dia 26 de junho

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 26 de junho (sexta-feira), às 20h, o show de comédia “Desculpa eu ter vindo!” com o humorista Matheus Ceará. podem ser adquiridos pelo  link https://tinyurl.com/392h4yc2 ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/06/2026
Caraguatatuba conquista ouro e prata no Brasileiro de Inverno de Tênis de Mesa em São Paulo
Caraguatatuba conquista ouro e prata no Brasileiro de Inverno de Tênis de Mesa em São Paulo

A equipe de tênis de mesa de Caraguatatuba participou do Brasileiro de Inverno da modalidade, realizado entre os dias 13 e 24 de maio, em São Paulo (SP), e conquistou importantes resultados em uma das competições mais fortes do país, realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/05/2026