Pesquisar No Site

Pescadores de Caraguatatuba decidem não fazer festas tradicionais devido ao Coronavírus

Publicado em: 29/06/2020
Pescadores de Caraguatatuba decidem não fazer festas tradicionais devido ao Coronavírus
Pescadores de Caraguatatuba decidem não fazer festas tradicionais devido ao Coronavírus

Em reunião realizada na semana passada com representantes das associações de pescadores de Caraguatatuba, ficou decidido que, neste ano, as tradicionais festas da Tainha e Camarão e o retorno do Festival do Mexilhão, não serão realizados. O motivo é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

#PraCegoVer: Prato de tainha assada acompanhada de bata frita em cima de uma mesa e ao lado uma bandeja com o pescado frito (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, esteve com  representantes da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, onde foi apresentada a possibilidade de fazer os Festivais do Camarão, da Tainha e do Mexilhão, tradicionalmente realizados em junho, julho e dezembro em formato delivery.

Entretanto, a categoria entendeu que este não é o momento e que por serem eventos grandes, com pratos grande, não seria viável a forma delivery e, muito menos o drive thru. O interessante destes eventos é ver a família dos pescadores fazendo o prato especialmente para um público grande que gosta de comer no local.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explica que como até o momento os locais públicos não podem receber aglomeração de público, a ideia inicial foi propor o delivery. “Mas para os representantes, a medida é inviável, primeiro pela preocupação com a doença (Covid-19) até mesmo para eles que teriam de trabalhar com várias pessoas e também pela logística não ser adequada para esse tipo de evento”.

Essa é a opinião do Vinicius Ezequiel dos Santos, presidente da Assopazca, que conversou com os participantes da Festa da Tainha e eles se mostraram receosos com o evento. “Os custos para uma festa desse porte são altos e não sabemos como seria a aceitação até pela população”, justifica.

Para José Luiz Alves, representante da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, como estão há tempo sem realizar o Festival do Mexilhão, tradicionalmente na Massaguaçu, este ano iriam participar da Festa da Tainha e do Festival do Camarão.

“Mas eles estão preocupados com a situação e o ideal para nós seria que a festa fosse a partir de novembro. Mas com toda essa insegurança por causa da Covid, vamos esperar o próximo ano”.

Já o Festival do Camarão, que teria sua 23ª edição este ano e somente no ano passado reuniu mais de 100 mil pessoas, a preocupação com a saúde e os custos também foram fatores preponderantes para optarem pelo cancelamento da festa neste ano.

O presidente da entidade, Nilo Rolim do Amaral, o Nilo Cabeça, confirmou que  devido à situação de pandemia que reina no mundo todo, a opção foi pelo adiamento ou até mesmo o cancelamento da festa. “Obrigada prefeito Aguilar Junior pela dedicação para conosco”, disse ao justificar a ausência à Prefeitura e à Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), organizadoras da festa junto com a Associação.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo

Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 24/04/2025
CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos

Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/04/2025
Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas

O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/04/2025