Pesquisar No Site
Construção civil aquecida em Caraguá

Construção civil aquecida em Caraguá
Mercado aquecido: construção civil em Caraguatatuba tem crescimento acima da média nacional
O mercado da construção civil continua forte, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O setor de aprovação de projetos da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba é uma prova disso.

#PraCegoVer: Imagem área de uma grande obra e construção na Avenida da Praia (Foto: Divulgação/PMC)
Somente nesta quinta-feira (7), o setor recebeu 10 novos projetos para aprovação, sendo que no dia 17 de abril eram 21 desde o início da quarentena. Até o momento 51 estão aprovados para que as obras possam ser iniciadas.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, em 2019 o setor teve um crescimento médio de 2% no país e a previsão para este ano era de 3%. “Este índice nacional já sofreu uma queda devido à pandemia, mas em Caraguatatuba estamos aprovando os projetos, o que mostra o aquecimento no setor”.
Isso tem ocorrido, principalmente, porque a Prefeitura tem sido um órgão facilitador desse setor na tramitação dos projetos. “O prefeito Aguilar Junior nos pediu para dar maior agilidade na aprovação e estamos conseguindo porque fizemos reuniões técnicas com a categoria para que os projetos nos cheguem dentro de todos os enquadramentos previstos”, explica Cardozo.
O crescimento da construção civil significa geração de emprego. “A construção de uma casa unifamiliar gera, pelo menos, 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas”, compara.
Com o crescimento da construção civil, as equipes de fiscalização tem agora acompanhado para saber se os trabalhadores fazem uso da máscara de proteção, uma vez que passou a ser obrigatório. “Vimos que esses cuidados têm sido observados com disposição de álcool gel para os operários, todos usam máscara e não há trabalhadores aglomerados”.
Requisitos
Os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos, habite-se, deve entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal.
A Secretaria também está com o Urbanismo Online onde arquitetos, engenheiros e técnicos podem tirar dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com.
Para os projetos aprovados que se encontram na tributação aguardando retirada, as pessoas devem entrar em contato pelo email: tributacao.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou ligar no número (12) 3897-8197.
Após o contato, os interessados recebem uma guia que possibilita o pagamento do serviço e, em seguida, com o comprovante enviado para a secretaria, os funcionários entregam ao munícipe, em horário pré-agendado, para que seja entregue o documento na porta do paço municipal.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1º Encontro de Startups do Litoral Norte
O Governo Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae-SP, realiza o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte, nos dias 10 e 11 deste mês, na Secretaria de Turismo. O encontro conta ainda com o apoio do Senai e do UpLab e proporcionará aos participantes uma imersão com visitas

Centro de Controle de Zoonoses abre vagas do Programa de Controle Populacional de cães e gatos na sexta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 300 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional na próxima sexta-feira (6), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro

Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba
A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma ação de monitoramento na Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê-Mirim, na última sexta-feira (27/5). A operação teve como objetivo coibir intervenções ambientais irregulares, como supressão de

Inscrições para 14º Litoral Em Dança encerram nesta sexta-feira
Encerram nesta sexta-feira (23/5) as inscrições para a 14ª edição do festival Litoral Em Dança, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo do formulário disponível no link https://linktr.ee/LitoralEmDanca. Podem se inscrever

Interessados em cantar no Água Viva Coral têm audições nesta terça e quinta-feira
O Água Viva Coral, de Caraguatatuba, realiza uma nova rodada audições para novas vozes que poderão compor o grupo. O encontro ocorre na próxima terça-feira (10) e na quinta-feira (12) das 18h às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo Whatsapp (43) 9