Pesquisar No Site
Prefeitura estuda a renovação de semáforos e câmeras de monitoramento

Prefeitura estuda a renovação de semáforos e câmeras de monitoramento
Preocupado com a violência da cidade, apesar de sua diminuição neste ano, o Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, autorizou a Secretaria de Segurança e Trânsito a adquirir novas câmeras de monitoramento e novos semáforos para instalação no município.
Atualmente, há em toda a cidade16 câmeras de monitoramento, espalhadas pelas ruas do centro, avenida da praia e entrada da cidade. “São aparelhos antigos, instalados há mais de 8 anos, e que estiveram desativados por muito tempo”, explica o Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Capitão Campos Júnior.

Prefeitura estuda a renovação de semáforos e câmeras de monitoramento (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Segundo ele, já está em estudo a compra de mais 30 novos aparelhos, que serão instalados em locais a serem determinados por meio de estudos que estão sendo realizados pela Secretaria de Trânsito, em parceria com as polícias civil e militar.
Uma das agentes de fiscalização que monitora as câmeras apoia a iniciativa e fala sobre a importância dos novos aparelhos. “Essas câmeras nos permitem monitorar tudo em tempo real como acidentes de trânsito, furtos, tráfico de drogas, fluxo de veículos. E assim, podemos acionar a polícia militar, o SAMU ou qualquer outro auxílio, conforme a necessidade”.
A agente garante que as câmeras, apesar de antigas, funcionam bem. “Hoje, somente uma está em manutenção”. Ela conta também que todo o sistema de monitoramento desde os computadores até os softwares de segurança são os mais modernos. “O que vamos fazer é compatibilizar novas câmeras com esse sistema avançado”, explica.
Semáforos em estudo
Outra mudança que também já está em estudo é a troca dos antigos semáforos instalados na cidade. De acordo com o secretário Campos Júnior, a intenção é adquirir aparelhos mais modernos, que possam ser controlados à distância.
O diretor administrativo da Secretaria de Trânsito, Maurício Ferreira, conta que, dos cinco aparelhos existentes na cidade, dois estão desligados, um deles em frente a Casa de Saúde Stella Maris e outro no bairro Perequê Mirim, região Sul. “Como são semáforos de travessia, enviamos para o local, agentes de trânsito que fazem o controle, sem prejudicar o fluxo”.
Maurício explica que a empresa que faz a manutenção dos semáforos, sediada em Minas Gerais, já foi acionada para fazer reparos nos equipamentos. “Estamos aguardando a chegada da equipe técnica”.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.