Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo para discutir regulamentações
Prefeitura de Caraguatatuba se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo para discutir regulamentações
Na tarde dessa segunda-feira (10/02), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu com taxistas e motoristas de aplicativo para conversar sobre a necessidade da normatização das atividades.
Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, e a diretora de Transportes, Alessandra Souza.
As reuniões ocorreram separadamente e cada categoria pode destacar suas necessidades específicas. Ao final do encontro, ambas as categorias ficaram de eleger representantes para formação de uma comissão paritária visando elaborar um decreto para regulamentação dos serviços.
A ideia é oferecer a todos mais segurança e melhores condições de trabalho. A partir dessa reunião, as categorias ficaram de procurar a Secretaria de Mobilidade Urbana para dar sequência aos processos.
Taxistas

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior se reúne com taxistas para discutir regulamentações (Foto: Divulgação/PMC)
Cerca de 15 taxistas participaram da conversa com o prefeito, onde discutiram a necessidade de atualização do decreto que trata da atividade, além da representatividade da classe, que precisa ser formalizada.
Uma eleição deve acontecer em maio, conforme estabelecido no decreto vigente, com objetivo de eleger um presidente que irá representar a classe. Para dar seguimento aos trabalhos, no momento os taxistas deverão definir representantes para formação de uma comissão paritária (quatro taxistas + quatro representantes do poder público).
Além disso, também foi discutida a necessidade de regulamentação dos transportes por aplicativo e também da necessidade de criar novos formatos de trabalho, mantendo a legalidade.
Uma das propostas do prefeito Aguilar Junior foi da aquisição de um aplicativo exclusivo para modernizar a prestação do serviço.
“Estamos dispostos a fazer o possível sempre, dentro da legalidade, para proporcionar a todos melhores condições de trabalho. Estamos dispostos a investir em ferramentas e fiscalização, então, precisamos que se organizem para que possamos viabilizar essas demandas”, destacou o prefeito Aguilar Junior.
Para o taxista Leandro Julio, esse encontro foi um importante passo de aproximação da prefeitura com o segmento.
“Nunca tivemos a oportunidade de conversar sobre nossas necessidades e novas propostas. Essa abertura do prefeito foi muito importante. A possibilidade de termos um aplicativo pode trazer mais facilidade e ampliar nosso atendimento. Precisamos buscar novas formas, mantendo sempre nossa qualidade”, explicou.
Motoristas de Aplicativo
Após a conversa com taxistas, foi a vez dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99. A preocupação e necessidade dos representantes com relação à regulamentação foi o foco da reunião.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior se reúne com taxistas para discutir regulamentações (Foto: Divulgação/PMC)
Para eles também é necessário criar um formato mais rigoroso no município para garantir oportunidades aos motoristas da cidade que fazem da atividade sua renda principal.
De acordo com o motorista Luciano, é preciso estabelecer formas de proteger tanto a classe quanto os usuários. “Estamos dispostos a formar uma comissão para que junto com a prefeitura possamos estabelecer uma regulamentação no município”, destacou.
Além de disponibilizar a equipe técnica para o desenvolvimento desse projeto, o prefeito Aguilar Junior também citou a possibilidade de proporcionar tanto aos taxistas, quanto aos motoristas de aplicativo, alguns cursos de aperfeiçoamento, finanças e até mesmo de atendimento voltado para o turismo.
Ao final, os motoristas se comprometeram a mobilizar os grupos da cidade para realização de um pré-cadastro, a fim de montar a comissão para seguir com os processos de normatização.
Veja Também Recentes
Estudantes da rede municipal participam de ações de educação ambiental durante gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”
A Semana do Meio Ambiente começa no dia 2 de junho com uma agenda que reúne atividades em escolas, espaços públicos e áreas ambientais de Caraguatatuba. Nos espaços educacionais, a programação conta com a gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”, no Cide Tinga e nos Ciases do Travessão e Sumaré,
Caraguá Open Kids de Jiu-Jitsu reúne 200 crianças de 4 a 12 anos na Praça da Cultura
O Caraguá Open Kids de Jiu-Jitsu, evento voltado exclusivamente para crianças de 4 a 12 anos, será realizado no próximo sábado (9), na Praça da Cultura, às 9h. As 200 vagas disponibilizadas foram totalmente preenchidas por atletas mirins e projetos esportivos da região. A participação é destinada para alunos regularmente
Caraguatatuba sobe ao pódio na 3ª etapa do Paulista de BMX em Cosmópolis
A equipe de BMX de Caraguatatuba voltou a marcar presença no cenário estadual durante a 3ª etapa do Campeonato Paulista, disputada no último fim de semana, em Cosmópolis. Com nove atletas na competição, o município conquistou títulos, pódios e resultados importantes na busca por pontos no ranking da temporada. O
CaraguaPrev faz história e ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão em investimentos
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) alcançou uma marca histórica em sua trajetória: o patrimônio de R$ 1 bilhão na carteira de investimentos. O feito consolida a autarquia como uma das mais sólidas e bem gerenciadas do país, garantindo o futuro previdenciário dos servidores públicos municipais. Para
Prefeitura realiza Operação “Cata-Treco” pelas ruas da Ponte Seca em Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre as ruas do bairro Ponte Seca com o caminhão da Operação Cata-Treco até a próxima quinta-feira (14/5) ou pelo tempo que for necessário. A operação recolhe pneus, garrafas, recipientes, móveis, eletrodomésticos quebrados, colchões e outros objetos sem utilidade, que acumulam