Pesquisar No Site

Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2002 têm até dia 30 de junho para se alistar no serviço militar

Publicado em: 04/02/2020
Jovens de Caraguatatuba têm até 30 de junho se alistar no serviço militar obrigatório
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2002 têm até dia 30 de junho para se alistar no serviço militar

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino nascidos em 2002, devem fazer o alistamento militar pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/.

Todo brasileiro, do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar no serviço militar. O prazo termina no dia 30 de junho (terça-feira). Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF, RG, email e telefone.

#PraCegoVer: Jovens de Caraguatatuba durante o juramento à Bandeira Nacional em 2019. (Foto: Divulgação/PMC)

Quem não tem acesso à internet pode utilizar os computadores do Acessa São Paulo. É necessário ir ao local munido de um documento de identificação com foto e fazer um cadastro digital para usar o serviço de internet gratuita do posto.

O Acessa SP fica na Praça Diógenes Ribeiro de Lima (localizada na Av. da Praia), 140 – Centro. O horário de atendimento vai das 11h às 17h. O telefone é (12) 3883-3042. O outro Posto do Acessa SP está localizado no Poupatempo, na Av. Rio Branco, 955 – Indaiá (Em frente à EE Colônia dos Pescadores). O local funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira e sábado, das 9h às 13h.

Os jovens nascidos antes de 2002 que ainda não se alistaram têm até o dia 30 de junho para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré. O atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 16h30. É necessário pagar a multa de R$ 4,44 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares.

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. O atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.

 

Paulo Henrique dos Santos
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba conquista pódio na Travessia do Canal de Ilhabela
Atleta de Caraguatatuba conquista pódio na Travessia do Canal de Ilhabela

A tradicional Travessia do Canal de Ilhabela reuniu mais de 800 atletas no último domingo (9), em um dos desafios mais emblemáticos de águas abertas da região. A prova, com percurso de 3,8 km, liga o município de São Sebastião ao arquipélago de Ilhabela, exigiu técnica, resistência e superação dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/11/2025
Cemitério Municipal de Caraguatatuba aguarda cinco mil visitantes no Dia de Finados
Cemitério Municipal de Caraguatatuba aguarda cinco mil visitantes no Dia de Finados

O Cemitério Municipal Recanto das Flores funciona no próximo domingo (2/11), das 7h às 18h, no Indaiá, em Caraguatatuba. A Administração do Cemitério se preparou para receber cinco mil pessoas ao longo do Dia de Finados. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 30/10/2025
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba

A Defesa Civil municipal marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, na segunda-feira (20). Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros, com 13 anos e 27

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 22/10/2025
Produtores locais de Caraguatatuba participam da 6ª Feira Agroecológica na Unidade de Tratamento de Gás
Produtores locais de Caraguatatuba participam da 6ª Feira Agroecológica na Unidade de Tratamento de Gás

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu, na segunda-feira (13), a 6ª edição da Feira Agroecológica. O evento contou com a participação de produtores da agricultura familiar de Caraguatatuba e de empreendedoras locais que comercializam produtos saudáveis. A feira tem como objetivo aproximar os colaboradores da UTGCA

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 14/10/2025
Caraguatatuba encerra participação na final estadual do Jomi 2025 com duas medalhas de ouro e resultados expressivos
Caraguatatuba encerra participação na final estadual do Jomi 2025 com duas medalhas de ouro e resultados expressivos

A delegação de Caraguatatuba encerrou sua participação na final estadual dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2025, realizada entre os dias 23 e 28 de outubro em São João da Boa Vista, com conquistas importantes. O município foi destaque no atletismo, dança de salão, xadrez feminino, buraco feminino, tênis de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2025