Pesquisar No Site
Policiais militares de Caraguatatuba participam de capacitação para atender vítimas de violência doméstica
Policiais militares de Caraguatatuba participam de capacitação para atender vítimas de violência doméstica
Entender a melhor forma de atender uma mulher vítima da violência doméstica. Este foi o intuito da capacitação realizada na quarta e quinta-feira (23 e 24/01) para policiais militares que vão atuar na Ronda Maria da Penha, em Caraguatatuba, a partir de fevereiro.

#PraCegoVer: Assistente Social Marcia está em uma sala falando para policiais (Foto: Divulgação/PMC)
Saber identificar e acolher a vítima, sem julgamento precipitado. Este foi um dos pontos abordados pela assistente social Márcia Denise Gusmão Coelho, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Ela foi uma das palestrantes da capacitação realizada na sede do 20º Batalhão da Polícia Militar. “Quando chegamos para atender uma vítima da violência, temos de entender que ela precisa ser acolhida e não julgada porque já está sofrendo com o tratamento que recebeu”, pontuou aos mais de 30 PMs que participaram do curso.
Já a psicóloga Jaquelina Teixeira destacou os principais indicativos que levam a mulher a se ver dentro de um relacionamento abusivo e muitas vezes não consegue enxergar e muito menos ter forças para sair desta situação.
“Esse companheiro consegue minar todas as suas forças, sua auto-estima, coloca ela no chão, mas esse é um processo, muitas vezes longo, em diversas etapas, que a vítima não consegue enxergar, por isso o acolhimento de quem recebe essa mulher é importante”.

#PraCegoVer: Eduardo fala para dezenas de policiais (Foto: Divulgação/PMC)
O servidor municipal Eduardo Giglio explicou aos presentes as principais alterações na Lei Maria da Penha e outras legislações que foram criadas e revisadas para atender essa mulher vitimizada. “Hoje o policial militar, o delegado, podem solicitar medida protetiva, via administrativa, para que o agressor seja retirado do lado da vítima, e o juiz ratificar a decisão em 24 horas, podendo manter a prisão preventiva ou a sua revogação.
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Caraguatatuba, capitão Luís Fernando Oliveira, destacou a importante desse trabalho e reforçou que Ronda Maria da Penha terá uma equipe diária de dois policiais da Atividade Delegada já a partir de fevereiro.
Para a PM Anny, foi importante a participação da capacitação. “Ouvir o que se falou aqui mexeu comigo. É uma longa caminhada tanto para nós como para as vítimas, mas sabemos como melhor agir”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prazo da Avaliação Psicossocial on-line dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba é prorrogado
A Prefeitura de Caraguatatuba estendeu a Avaliação Psicossocial dos servidores públicos até dia 30 de setembro, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. Inicialmente, a Avaliação Psicossocial terminaria no
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de cinco funções do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentarem nesta quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas