Pesquisar No Site

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar
Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

No Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorada na última quarta-feira (16), o Banco de Alimentos, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu as palestras “Vegetarianismo – Mitos e Verdades” e  “Desperdício de Alimentos e Sustentabilidade”.

#PraCegoVer: Anfiteatro da Fundacc. No palco estão as nutricionistas Paula Almeida (coordenadora do Banco de Alimentos) e Cíntia Araújo, o vereador De Paula, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, e o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia. De pé, atrás do púlpito, o locutor Juca Bala. (Fotos: Claudio Gomes /PMC)

O evento faz parte da programação da 4ª Semana de Segurança Alimentar (14 a 18), e foi realizado no auditório da Fundacc e aberto ao público.

Na primeira exposição, a nutricionista Sabrina Viana, coordenadora da pós-graduação em Nutrição Vegetariana e Estilo de Vida do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP), desmistificou conceitos sobre a alimentação vegetariana.

“Há quem diga que a alimentação vegetariana não pode ser adotada por crianças e idosos, pois não contém nutrientes necessários. Não é verdade. O fato de uma pessoa ingerir carnes em geral não a torna mais saudável. Tudo depende da quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos. A proteína animal pode perfeitamente ser substituída pela vegetal por meio das leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico ou lentilha)”, afirmou.

A nutricionista também ressaltou que estudos comprovam que os vegetarianos apresentam menor pressão sanguínea, menos riscos de doença cardíaca, melhor controle do peso corporal e menor incidência de cânceres.

“Os alimentos in natura, ou seja, minimamente processados, são os melhores para a saúde. Os ultraprocessados com ingredientes produzidos industrialmente são os piores. Quanto maior a ingestão de frutas, legumes e vegetais, melhor para a saúde. Além disso, a adoção da dieta vegetariana também faz bem para o meio ambiente. Para produzir um litro de carne, por exemplo, são gastos 15.500 litros de água e de frango, 3.900 litros. Já para 1 quilo de milho são gastos 900 litros e de trigo, 1.300 litros (dados do site Water Footprint)”, disse.

Sabrina ainda refletiu sobre a filosofia vegana. “Se formos avaliar como são obtidas as carnes de boi, frango e peixe, o leite, os ovos, produtos cosméticos, vestuários, entre outros, chegamos à conclusão que é às custas do sofrimento de animais. Esse foi um dos motivos que me tornei vegetariana”.

#PraCegoVer: Anfiteatro da Fundacc. A palestrante está de pé no palco segurando e falando no microfone para uma plateia formada de homens e mulheres sentados na plateia. Ao fundo, um telão branco projeta fotos e informações. (Fotos: Claudio Gomes/PMC)

O palestrante seguinte, Delano Moreira de Rezende, nutricionista e professor da  ETEC/Caraguatatuba, abordou a questão do desperdício de alimentos.

“No mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora por ano. Desse número, 10% ocorrem no campo, 50% durante o transporte, 30% na comercialização e 10% no consumidor final. A saída está na sustentabilidade, ou seja, produzirmos e retirarmos somente o necessário, pensando nas gerações futuras. Temos que aprender a sermos sustentáveis senão enfrentaremos a escassez”, alertou.

Rezende propõe mudanças de atitudes no dia a dia para combater esse panorama. “Comprar somente a quantidade certa de alimentos, conservá-los adequadamente, reutilizar sobras limpas, separar o lixo orgânico e o reciclável, programar as comprar, fazer um cardápio semanal, congelar e descongelar corretamente os produtos são ações que farão a diferença no futuro”, afirmou.

Banco

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressaltou que o Banco de Alimentos de Caraguatatuba foi fechado há oito anos e reaberto, em 2017, pelo prefeito Aguilar Junior.

“Agradeço ao prefeito, às nutricionistas Paula Almeida (coordenadora) e Cíntia Araújo, e equipe por esse importante trabalho. Em quase três anos de funcionamento foram distribuídas 70 toneladas de alimentos a 28 entidades de assistência social no município. Além disso, o equipamento realiza vários cursos de capacitação de aproveitamento integral dos alimentos, voltado para funcionários de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e à população em geral”, disse Fontes.

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia, lembrou que foi o autor da lei 1.548/2008, que criou o Banco de Alimentos, na gestão do prefeito José Pereira de Aguilar. “Fico satisfeito com o crescimento e fortalecimento desse equipamento que tem ajudado muitas instituições na cidade. Parabéns à Prefeitura e às nutricionistas responsáveis”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024