Pesquisar No Site

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar
Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

No Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorada na última quarta-feira (16), o Banco de Alimentos, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu as palestras “Vegetarianismo – Mitos e Verdades” e  “Desperdício de Alimentos e Sustentabilidade”.

#PraCegoVer: Anfiteatro da Fundacc. No palco estão as nutricionistas Paula Almeida (coordenadora do Banco de Alimentos) e Cíntia Araújo, o vereador De Paula, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, e o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia. De pé, atrás do púlpito, o locutor Juca Bala. (Fotos: Claudio Gomes /PMC)

O evento faz parte da programação da 4ª Semana de Segurança Alimentar (14 a 18), e foi realizado no auditório da Fundacc e aberto ao público.

Na primeira exposição, a nutricionista Sabrina Viana, coordenadora da pós-graduação em Nutrição Vegetariana e Estilo de Vida do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP), desmistificou conceitos sobre a alimentação vegetariana.

“Há quem diga que a alimentação vegetariana não pode ser adotada por crianças e idosos, pois não contém nutrientes necessários. Não é verdade. O fato de uma pessoa ingerir carnes em geral não a torna mais saudável. Tudo depende da quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos. A proteína animal pode perfeitamente ser substituída pela vegetal por meio das leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico ou lentilha)”, afirmou.

A nutricionista também ressaltou que estudos comprovam que os vegetarianos apresentam menor pressão sanguínea, menos riscos de doença cardíaca, melhor controle do peso corporal e menor incidência de cânceres.

“Os alimentos in natura, ou seja, minimamente processados, são os melhores para a saúde. Os ultraprocessados com ingredientes produzidos industrialmente são os piores. Quanto maior a ingestão de frutas, legumes e vegetais, melhor para a saúde. Além disso, a adoção da dieta vegetariana também faz bem para o meio ambiente. Para produzir um litro de carne, por exemplo, são gastos 15.500 litros de água e de frango, 3.900 litros. Já para 1 quilo de milho são gastos 900 litros e de trigo, 1.300 litros (dados do site Water Footprint)”, disse.

Sabrina ainda refletiu sobre a filosofia vegana. “Se formos avaliar como são obtidas as carnes de boi, frango e peixe, o leite, os ovos, produtos cosméticos, vestuários, entre outros, chegamos à conclusão que é às custas do sofrimento de animais. Esse foi um dos motivos que me tornei vegetariana”.

#PraCegoVer: Anfiteatro da Fundacc. A palestrante está de pé no palco segurando e falando no microfone para uma plateia formada de homens e mulheres sentados na plateia. Ao fundo, um telão branco projeta fotos e informações. (Fotos: Claudio Gomes/PMC)

O palestrante seguinte, Delano Moreira de Rezende, nutricionista e professor da  ETEC/Caraguatatuba, abordou a questão do desperdício de alimentos.

“No mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora por ano. Desse número, 10% ocorrem no campo, 50% durante o transporte, 30% na comercialização e 10% no consumidor final. A saída está na sustentabilidade, ou seja, produzirmos e retirarmos somente o necessário, pensando nas gerações futuras. Temos que aprender a sermos sustentáveis senão enfrentaremos a escassez”, alertou.

Rezende propõe mudanças de atitudes no dia a dia para combater esse panorama. “Comprar somente a quantidade certa de alimentos, conservá-los adequadamente, reutilizar sobras limpas, separar o lixo orgânico e o reciclável, programar as comprar, fazer um cardápio semanal, congelar e descongelar corretamente os produtos são ações que farão a diferença no futuro”, afirmou.

Banco

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressaltou que o Banco de Alimentos de Caraguatatuba foi fechado há oito anos e reaberto, em 2017, pelo prefeito Aguilar Junior.

“Agradeço ao prefeito, às nutricionistas Paula Almeida (coordenadora) e Cíntia Araújo, e equipe por esse importante trabalho. Em quase três anos de funcionamento foram distribuídas 70 toneladas de alimentos a 28 entidades de assistência social no município. Além disso, o equipamento realiza vários cursos de capacitação de aproveitamento integral dos alimentos, voltado para funcionários de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e à população em geral”, disse Fontes.

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia, lembrou que foi o autor da lei 1.548/2008, que criou o Banco de Alimentos, na gestão do prefeito José Pereira de Aguilar. “Fico satisfeito com o crescimento e fortalecimento desse equipamento que tem ajudado muitas instituições na cidade. Parabéns à Prefeitura e às nutricionistas responsáveis”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Região Sul prossegue com serviços de limpeza e desassoreamento de valas
Região Sul prossegue com serviços de limpeza e desassoreamento de valas

Mesmo em período de estiagem, a Prefeitura prossegue com o cronograma de serviços de desassoreamento e limpeza de valas em toda Caraguatatuba, visando melhorar o sistema de drenagem de forma preventiva. Esta semana, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está trabalhando na limpeza de trechos da vala paralela à estrada

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/05/2024
Prefeitura informa mudança no local de atendimento do núcleo Morro do Algodão a partir de segunda-feira
Prefeitura informa mudança no local de atendimento do núcleo Morro do Algodão a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que a partir da próxima segunda-feira (29/04), o atendimento realizado no Núcleo do Morro do Algodão será transferido para a Central de Benefícios, situada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. A mudança visa oferecer uma estrutura mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/04/2024
3ª Feira de Profissões de Caraguatatuba registra mais de 5 mil visitantes
3ª Feira de Profissões de Caraguatatuba registra mais de 5 mil visitantes

A 3ª Feira de Profissões de Caraguatatuba foi um sucesso. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento, realizado na última terça-feira (30/4), no Campus do IFSP Caraguatatuba. O ambiente se manteve movimentado durante todo evento, que seguiu até às 20h30, com exposição de diversas áreas profissionais, palestras, teste vocacional,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/05/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024