Pesquisar No Site

Arquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão sobre trabalho escravo, nazismo e fascismo com alunos da rede

Arquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão (3)
Arquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão sobre trabalho escravo, nazismo e fascismo com alunos da rede

Alunos do 3º ano B, da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, participaram na manhã desta segunda-feira (5) das atividades da 1ª Semana Nacional de Arquivos, promovidas pela Secretaria de Administração, com apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).

rquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão sobre trabalho escravo, nazismo e fascismo com alunos da rede (Fotos: J.C Curtis/FUNDACC)

Arquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão sobre trabalho escravo, nazismo e fascismo com alunos da rede (Fotos: J.C Curtis/FUNDACC)

O objetivo é incentivar o diálogo sobre o acesso à informação e a pesquisa nos Arquivos Municipais “Arino Sant’Ana de Barros” e  “José Lúcio de Alcântara”, além de discutir temas relacionados ao trabalho infantil, trabalho escravo, eugenia, ditadura, nazismo e fascismo.

Os estudantes assistiram ao documentário “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”, do cineasta Belisário Franca, baseado em pesquisa do historiador caraguatatubense, Sidney Aguilar Filho, que denuncia o trabalho infantil na era Vargas e a mentalidade brasileira que permitia esse tipo de exploração.

Na época do Estado Novo, 50 crianças negras foram tiradas de um orfanato no Rio de Janeiro e levadas para a fazenda no interior de São Paulo, cujo proprietário, Oswaldo Rocha Miranda, era simpatizante do integralismo (movimento de extrema direita no Brasil entre 1932 e 1937)  e do nazismo. Inclusive mandava marcar seu gado com a suástica.

Lá, trabalharam sem remuneração, recebendo educação precária e sendo submetidas a castigos físicos em caso de indisciplina e eram obrigados a cantar hinos integralistas.

Dois sobreviventes dessa época, Aloísio e Argemiro, são entrevistados no documentário. Aloísio da Silva era o “23”, título do filme, pois os garotos eram chamados por números. Além desses dois personagens, Belisário também conseguiu o depoimento da família de José Alves de Almeida, já falecido, conhecido como “Dois”.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão sobre trabalho escravo, nazismo e fascismo com alunos da rede (Fotos: J.C Curtis/FUNDACC)

Arquivo Municipal de Caraguatatuba promove discussão sobre trabalho escravo, nazismo e fascismo com alunos da rede (Fotos: J.C Curtis/FUNDACC

A historiadora e responsável pelo Arquivo Municipal, Denise Lemes, conversou com os alunos sobre a pesquisa de Sydney Aguilar Filho, fez um paralelo do documentário com a situação dos ingleses, em Caraguatatuba, que tinham uma vida à parte, na fazenda São Sebastião mais conhecida como fazenda dos Ingleses e como se relacionavam com os caiçaras. Depois levou os adolescentes para conhecer os arquivos.

“Vocês puderam perceber no filme, que foram usados fotos e vídeos da época, documentos do Arquivo Nacional, entre outros. Aqui, em Caraguá, temos vários documentos que contam momentos importantes do município como a catástrofe de 1967, o desenvolvimento da arquitetura local, da educação, da assistência social, entre outros registros”, explicou Denise.

A professora da E.E Thomaz Ribeiro de Lima, Rose Teles, disse que a experiência foi muito válida para os alunos no sentido de conhecerem como é realizado o trabalho dentro de um arquivo como também discutirá o conteúdo do documentário em sala de aula.

O secretário de Administração, Ricardo Romera Neto, acompanhou o evento. “Gostei do documentário e principalmente da presença dos estudantes. É importante discutir assuntos como ditadura, diferenças sociais para que as novas gerações”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia formação do Programa Alfabetiza Juntos SP
Prefeitura de Caraguatatuba inicia formação do Programa Alfabetiza Juntos SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP para os professores de 1° e 2° anos da rede municipal de ensino, professores coordenadores pedagógicos e também todo o corpo técnico-pedagógico do município. O programa tem como meta a garantia de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 10/05/2024
Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa
Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que última quinta-feira (2/5) recebeu pedido de anuência da empresa Expresso Fênix, para transferir os direitos e deveres referente ao serviço de transporte público que opera no município de Caraguatatuba. O pedido da empresa está respaldado legalmente e também está previsto no contrato de concessão.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/05/2024
Dupla de Caraguatatuba entra no top 10 do ranking da Confederação Brasileira
Dupla de Caraguatatuba entra no top 10 do ranking da Confederação Brasileira

Caraguatatuba tem feito história no vôlei de Praia. A dupla Lucilia Rosa e Mayara Lamin entrou para as 10 melhores duplas no ranking da Confederação Brasileira, após subirem ao pódio em todas as três etapas do Circuito Brasileiro Aberto de Vôlei de Praia. As meninas integram o Centro de Treinamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/05/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Teatro Mario Covas é palco para o “V Caraguá em Danças”
Teatro Mario Covas é palco para o “V Caraguá em Danças”

A realização é da Promodança e o ingresso será solidário, um produto de limpeza. A arrecadação será destinada às vítimas do Rio Grande do Sul Nesse final de semana, a cidade de Caraguatatuba será palco do “V Caraguá em Danças”, evento realizado pela Promodança, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/05/2024