Pesquisar No Site
Deficiência Múltipla é tema de formação continuada em Caraguatatuba

Deficiência Múltipla é tema de formação continuada em Caraguatatuba
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do setor de Educação Inclusiva, promoveu durante o mês de agosto, mais uma ação de formação continuada. O minicurso “Deficiência Múltipla: Teoria e Prática Pedagógica” capacitou 150 profissionais, entre professores e agentes de apoio escolar, que acompanham os alunos com necessidades educacionais especiais.
O minicurso foi realizado em três encontros onde foram ministradas palestras pelas Terapeutas Ocupacionais Evellyn Bentes e Mariah Bricks, oficinas e práticas pedagógicas com as professoras de sala de recursos Marcela Toti (EMEF Benedito Inácio), Tainá Cardoso (EMEF Prof. Oswaldo Ferreira), Vitória Oliveira (EMEF Prof. Luiz Silvar e Antônia Antunes Arouca) e Amanda Hatagami (EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro).
Ao final do minicurso, os participantes confeccionaram materiais e compartilharam com todo o grupo, demonstrando que a adaptação de currículo é um desafio, mas que é possível superá-lo.
O evento se deu em alusão a Semana Nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla, que é realizado anualmente em todo o país desde 2017, quando foi sancionada a Lei 13.585. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Atualmente, são atendidos na rede municipal de Caraguatatuba, mais de 1600 alunos com deficiências. Dentre esses, 28 com deficiências múltiplas.
O que é deficiência múltipla?
A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas.
As causas podem ser pré-natais, por má-formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar deficiência múltipla em indivíduos adultos, se não tratadas.
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda