Pesquisar No Site
Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli e determina prazo para entrega de documentos

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli e determina prazo para entrega de documentos

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli (Foto: Vera Mariano/PMC)
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti, realizou na manhã desta sexta-feira (19), vistoria nos Depósitos de Materiais Excedentes (DME), e nos caminhos de serviços das obras do Contorno Sul, no bairro do Pegoreli.
A determinação partiu do prefeito Aguilar Junior, que no começo da semana esteve no bairro e ouviu várias reclamações da população, em relação a Dersa e a construtora Queiroz Galvão, responsável pelo empreendimento.
No bairro estão instalados vários DMEs, que são áreas de apoio onde são despejados os materiais excedentes das detonações realizadas para abertura dos emboques e túneis, formados por rocha, pedra, pedregulho, além de terra, materiais resistentes que impermeabilizam o solo, dificultando a drenagem das águas pluviais, o que contribui para os alagamentos.

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli (Foto: Vera Mariano/PMC)
Outro ponto inspecionado pelo secretário e pela diretora de Meio Ambiente e Saneamento, Tatiana Soares, foram os caminhos de serviços, que são as vias por onde trafegam os caminhões que transportam o material para os depósitos.
De acordo com eles, várias inconformidades foram constatadas, sendo que as que necessitam de uma ação imediata são: o sistema de drenagem no entorno dos DMEs, que impactam diretamente as residências e, a melhoria nas vias de acesso, prejudicadas devido ao tráfego de caminhões que circulam pelo local.
Desta forma, ainda de acordo com o secretário, foi solicitado a Dersa, a manutenção efetiva do sistema de drenagem provisório em todos os DMEs.
Em relação aos caminhos de serviços, a Prefeitura solicitou um rotograma atualizado, de todas as vias utilizadas pelos veículos que prestam serviços à obra.

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli (Foto: Vera Mariano/PMC)
A empresa tem até a próxima quarta-feira (24), para entregar toda a documentação na secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP). Caso isso não ocorra, conforme o secretário, o empreendimento poderá sofrer sanções, como por exemplo, a suspensão da autorização de tráfego de veículos pesados pelos logradouros públicos, além de interdição dos depósitos de material excedentes.
Giorgeti esclarece que a intenção da Prefeitura não é criar dificuldades para a obra. Contudo, há de se pensar na comunidade atendendo as suas demandas, bem como protegendo os seus direitos.
“Somos parceiros e sabemos da importância deste empreendimento não somente para Caraguatatuba, mas principalmente para todo o Estado. Contudo, sem trocadilhos, os benefícios têm de ter via de mão dupla”, concluiu o secretário de Meio Ambiente.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda