Pesquisar No Site
Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos

Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos
Para encerrar a programação alusiva ao Dia Nacional de Educação para o Surdo, comemorado no dia 23 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu uma roda de conversa na Biblioteca Afonso Schmidt, no Centro, com o tema “O Idioma que se vê”.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em círculos assistem palestra; palestrante está no meio da roda em pé explicando assunto;
O encontro realizado na última sexta-feira (26/04) reuniu paratletas de Caraguatatuba que aprenderam mais sobre a deficiência auditiva e conheceram sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legalizada como meio de comunicação para esse público.
O intérprete de LIBRAS do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Douglas Vida Leal, abordou os diferentes tipos de surdos (oralizados, perca total, parcial e surdo/cego) e destacou que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.

#PraCegoVer: duas peças vestindo roupas que lembra povo caipira, com chapéu de palha e lenço na cabeça, apresentam contação de histórias para participantes; ao lado duas pessoas interpretam em libras a peça;
“Em Caraguatatuba, dados de 2010 apontam mais de 5 mil deficientes auditivos. Nosso objetivo é conscientizar, incluir e informar sobre o surdo na sociedade, principalmente nos quesitos de trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania”, informou Douglas.
Também foi abordada a forma de comunicação correta com os surdos e os recursos de comunicação disponíveis, como aplicativos (Handtalk), curso de LIBRAS, esportes adaptados, intermediação para inclusão em emprego, bíblia em LIBRAS, entre outros.
Com interpretação em LIBRAS, os participantes assistiram a uma contação de historias apresentada por Nhá Rita e Leco Borba, contadores da Fundacc.
A atleta com deficiência de paraciclismo e atletismo, Cristiane de Siqueira, de 49 anos, conta que achou o momento muito diferente e divertido. “De uma forma bem dinâmica, a palestra foi bem produtiva, onde aprendemos mais sobre a LIBRAS”, disse.
Cristiane foi a primeira paratleta de Caraguatatuba e é atuante até hoje, são oito anos vivendo e representando o município. “Amo essa cidade e nós, pessoas com deficiência, temos que aproveitar o que é oferecido para nós. Procurar educação e esportes para melhorar nossa qualidade de vida, destacou”.

#PraCegoVer: dois rapazes surdos sentados em conversa com mulher em cadeira de rodas.
Durante a última semana diversas atividades também foram realizadas para lembrar a data. Um destaque foi para a roda de conversa com surdos empregados no mercado de trabalho. Dentre eles, um surdo bilíngue, que tem a capacidade de se expressar em duas línguas: LIBRAS e Língua Portuguesa.
A fonoaudióloga Paula Kavadi da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Paula Almeida, reforçou a importância da roda de conversa em alusão a data de 24 de abril como Dia da LIBRAS. “Incluir o surdo seja no emprego, educação, em qualquer participação social, por meio de LIBRAS ou fala mais articulada ou gestos, o que importa é tentar estabelecer um meio de comunicação e respeitar a cultura surda”, conta.
“Todos deveriam entender esse universo de falar com as mãos, de tentar entender o outro, seja em qualquer tipo de comunicação. Hoje temos surdos empregados no mercado de trabalho e queremos aumentar cada vez mais esse número. Deem oportunidades!”, destacou Paula.
A data alusiva foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela