Pesquisar No Site
Caminhada marca fim da programação de atividades ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Caminhada marca fim da programação de atividades ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
As atividades referentes ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril, encerraram no último sábado (06/04), com uma caminhada promovida pelo grupo de mães de autistas, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. O evento reuniu mais de 200 pessoas.

#PraCegoVer: várias mulheres participando de caminhada, vestido roupa azul, algumas seguram faixa escrito: Autismo: uma maneira diferente de ser, sentir e ver o mundo (Fotos: Lucas Camargo/PMC)
Os participantes usaram durante o trajeto bolas e fitas azuis, a cor simboliza o autismo, pois representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que os meninos representam 80% do total de crianças.
A caminhada seguiu até a Praça da Cultura, com brincadeiras na cama elástica, música, zumba e pintura no rosto.
A creche Santo Antônio, no bairro Tinga, também realizou caminhada com a participação de 100 pessoas, entre crianças e alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correa da Costa.
Roberta Dominato, mãe de Davi, de quatro anos, conta que quando o filho foi diagnosticado com autismo, há três anos, foi bem difícil, mas hoje, usa essa experiência para buscar melhores condições e ajudar outras mães.
“Eu busco procurar todos os direitos e fazer valer minha força e voz e participo de tudo que é ofertado para eles. Espero que, com minhas experiências, outras mães sejam alertadas e busquem o melhor para seus filhos”, acrescentou Roberta.

#PraCegoVer: com telão dentro; há pessoas sentadas assistindo filme. (Fotos: Luis Gava/PMC)
Durante a semana, diversas atividades foram promovidas aos pais, familiares e profissionais que atuam com autistas. Dentro do cinebus, foi apresentado o trailer “Em um mundo interior”, com uma roda de conversa e debate dos participantes.
A psicóloga do setor de reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Michele Cardoso, reforçou a importância de se relacionar com as pessoas autistas e principalmente a amá-los e respeitá-los.
Ela também alertou que alimentação, vacina, açúcar, entre outros mitos, não causam e nem curam o autismo. “O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um fator genético do neurodesenvolvimento que ainda não tem causa e nem cura descoberta. No município, mais de 100 pessoas foram diagnosticas com autismo”, acrescentou a psicóloga.
Outro alerta é para que as pessoas parem de achar que os casos de autismo aumentaram. “O que acontece é que, hoje em dia, os profissionais estão mais capacitados, diagnosticando mais precocemente e a divulgação está mais ampla”, disse Michele.

#PraCegoVer: salão do Ciapi lotado com pessoas assistindo a palestra, sentadas em cadeiras de plástico brancas; há idosos e pessoas com deficiência (Fotos: Luis Gava/PMC)
O tema também foi abordado no Ciapi, com uma palestra ministrada pela coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro. Cerca de 100 pessoas participaram.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de derrubar preconceitos e sensibilizar a todos, sobre esse transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.
O TEA envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja de linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais.
Veja Também Recentes

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em