Pesquisar No Site
Alunos da Emef Luiz Ribeiro Muniz visitam exposição ‘Origens Nativos’ e Macc
Alunos da Emef Luiz Ribeiro Muniz visitam exposição ‘Origens Nativos’ e Macc
Por ter sido a sala que mais arrecadou a contribuição voluntária para a APM (Associação de Pais e Mestres) no mês de abril, o 6º ano B, da Emef Prof. Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, ganhou como prêmio uma visita à exposição ‘Origens Nativos’, na Secretaria Municipal de Turismo e ao Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), nesta quarta-feira 10/05.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
Apresentando a exposição aos alunos estava a ceramista Cláudia Canova, do grupo Ubuntu Caraguá, idealizador da Origens Nativo. Cláudia, em uma linguagem bem didática, explicou cada objeto exposto às crianças, contando as técnicas indígenas usadas na elaboração das peças e o uso de cada utensílio.
Para o secretário Cristian Bota é uma alegria receber alunos daqui de Caraguatatuba na Secretaria de Turismo. “A exposição mostra um pouco das tradições indígenas e de nossa história também, é muito válido para enriquecer ainda mais a cultura destas crianças”, comenta.
Segundo o professor de Ciências, Luís Alfredo de Paula, escolhido para trazer a turma do 6º ano B à exposição, os estudantes mereceram o passeio, “Poder unir um prêmio a uma forma de aprendizado, mesmo fora da escola e da sala de aula, é muito gratificante”, disse o professor.
A aluna Heloísa Kethelyn Paixão dos Santos adorou a exposição: “Achei muito legal, aprendi bastante coisa, para mim os índio apenas usavam colares, cocares e viviam nas matas. Não sabia que eles faziam artesanatos tão lindos assim e utilizavam os mais diferentes materiais.”
A exposição ‘Origens Nativos’ continua até o final de maio, no saguão de entrada da Setur (Secretaria de Turismo).
Após visita a Secretaria de Turismo, os alunos rumaram para o Macc, onde o passeio continuou.
Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:
O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.
Serviço: A Secretaria de Turismo localiza-se na Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, Centro. O Macc fica na Praça Cândido Mota, nº 72, Centro.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil
Um dos eventos planejado para agosto em Caraguatatuba é o Workshop de Navegação Porto do Rio 2026, marcado para o dia 8, com palestras sobre segurança no mar, meteorologia e preservação ambiental. A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-navegacao/3483921. As vagas são
GCM amplia ações preventivas e mantém presença constante em bairros e espaços públicos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba mantém atuação diária e intensifica o patrulhamento preventivo em todas as regiões do município, reforçando o compromisso com a segurança da população e a preservação da ordem pública. Ao longo do mês de julho de 2026, além de atender às ocorrências registradas pelos
PAT de Caraguatatuba oferece 116 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (22). Ao todo, estão disponíveis 116 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Prefeitura de Caraguatatuba faz questionário de Avaliação Psicossocial dos Servidores Públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza a Avaliação Psicossocial dos Servidores até dia 31 de julho, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. No momento do acesso, o CPF é
Vigilância Sanitária apreende mais de 2,3 mil maços de cigarros irregulares em supermercado de Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba apreendeu 2.370 maços de cigarros irregulares durante uma inspeção de rotina em um supermercado localizado na região sul do município. Os produtos, fabricados no Paraguai, não possuem registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), condição obrigatória para a comercialização no Brasil. Segundo