Pesquisar No Site
Desafios de Matemática mobilizam alunos de Caraguatatuba

Desafios de Matemática mobilizam alunos de Caraguatatuba
A Matemática Caraguá, a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), e a Matemática Vanguarda são eventos consolidados no calendário anual e já movimentam as escolas municipais.
Na última semana, as unidades escolares realizaram seletivas para definir os alunos que participarão da Matemática Caraguá, no dia 23 de maio, às 15h, no Teatro Mario Covas. As unidades escolares têm até o próximo dia 19 para efetivar a inscrição dos concorrentes, na Secretaria de Educação.

Desafios de Matemática mobilizam alunos de Caraguatatuba (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
O vencedor da Matemática Caraguá fica automaticamente classificado para a seletiva da Matemática Vanguarda, dia 15 de setembro, no Teatro Mario Covas.
Outra competição importante para os alunos de Caraguatatuba é a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A rede municipal participa com 11 escolas de Fundamental II (6º à 9º anos) num total de 4.433 alunos inscritos. Durante o mês de abril, as escolas participantes receberam palestra com representante regional da competição.
A primeira fase da Obmep será realizada no dia 6 de junho. Este ano, pela primeira vez, escolas particulares poderão se inscrever, além dos alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio.
A segunda fase será no dia 16 setembro. Os vencedores garantem bolsas de estudos para cursos livres, graduação, pós-graduação e mestrado.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição estudantil do mundo, segundo os organizadores. No ano passado, 17,8 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros participaram do evento.
Criada, em 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Congresso Técnico para Copa Criança de Futsal 2025
Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (28), o Congresso Técnico da Copa Criança de Futsal 2025. O encontro está marcado às 19h30, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), e deve reunir representantes das equipes inscritas para discutir as diretrizes da competição e realizar o sorteio dos chaveamentos. A edição deste ano

Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta comexibição de filmes na Casa da Democracia
Segue nesta sexta-feira (30/5), às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, a Mostra Novo Cinema Mexicano – uma realização do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Consulado

Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025
Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. A Fundação Educacional e Cultural de

Caraguatatuba garante pódios e segue na disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A cidade de Caraguatatuba segue firme na fase regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18), com destaque para a classificação do voleibol feminino à grande final e o vice-campeonato conquistado pelo xadrez masculino. A competição ocorre nas cidades do Vale do Paraíba. No último sábado (17), a equipe feminina

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado de Santo Antônio
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar no dia 13 de junho (sexta-feira), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos,