Pesquisar No Site
Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba

Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem investido no fomento ao turismo, pois entende que a área é a maior fonte geradora de empregos na cidade.
Para se ter uma ideia, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), que é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, Caraguatatuba contratou somente este ano de 2017 (janeiro a março de 2017) 662 pessoas nos setores de comércios e serviços.
Em parceria com Conselho de Turismo e Associações, a Prefeitura de Caraguatatuba está discutindo o Plano Diretor de Turismo para definir ações e estratégias para a área e uma das vertentes é justamente o fomento aos comércios e serviços que lidam diretamente com o turista/veranista.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Tavano, a estimativa é que hoje o turismo seja responsável por 70% da geração de emprego na cidade.
“É até difícil mensurar a cadeia de empregos diretos e indiretos. Um hotel emprega funcionários para seu funcionamento e precisa colocar serviços para atender seus clientes. Quando o movimento no hotel é grande, isso vai gerar mais compra em mercados e padarias. E se há maior movimento nestes comércios, naturalmente o empresário tem que contratar mais gente”, explica.
O prefeito Aguilar Junior, explica que o fomento nas áreas do turismo náutico e ecoturismo é uma das prioridades de sua gestão. Para isso, projetos já estão sendo elaborados, como por exemplo, a exploração náutica no Rio Juqueriquerê e o ecoturismo nas inúmeras trilhas.
Ainda segundo o prefeito, a ideia também é a construção de píer na cidade para atrair receptivos de navios transatlânticos, um nicho que hoje é explorado apenas pelas cidades de Ilhabela e Ubatuba.
Cursos
A geração de empregos está intimamente ligada a qualidade de prestação de serviços no comércio local e a atual administração tem feito tratativas também com o Sebrae e Senai para aumentar o número de cursos oferecidos aos trabalhadores, principalmente em relação ao atendimento e línguas (inglês e espanhol).
Foto Home: Gianni D’Angelo
Veja Também Recentes

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas