Pesquisar No Site
Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba recebe prêmio “Boas Práticas” em SP

Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba recebe prêmio “Boas Práticas” em SP
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu o prêmio “Boas Práticas” do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, pelo projeto Bebê-a-Bá, concedido pelo Governo de São Paulo e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada no Hotel Jaraguá, no Centro de São Paulo, nessa quinta-feira (13).
Representaram o município no evento, o secretário de Saúde Amauri Toledo, a articuladora do Programa Primeiríssima Infância no município, Sílvia Helena Fernandes da Silva; a secretária de Educação, Márcia Paiva; a diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Adriana Coelho; a professora da equipe do Apoio Pedagógico e do Primeiríssima Infância, Janaina Santos; e a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina.
O projeto Bebê-a-Bá foi idealizado pela psicóloga Sílvia Helena Fernandes da Silva em parceria com a equipe de Educação Inclusiva e visa o olhar cuidadoso sobre as fases do desenvolvimento do bebê, além de orientar os pais, responsáveis, cuidadores e professores de como estimular a criança adequadamente em diversos ambientes. Desta forma, acompanhar possíveis atrasos no desenvolvimento ou comportamentos atípicos, como por exemplo: rejeição ao peito ou mamadeira, apatia, dificuldade em manter atenção compartilhada com o adulto, não reagir à estímulos sonoros, manter controle e coordenação motora, entre outros.

#PraCegoVer: A psicóloga Sílvia Fernandes, articuladora do Programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba está sentada no palco junto com outros representantes municipais. Ela está fala ao microfone. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A partir daí surgiu a Cartilha do Desenvolvimento Infantil e o curso de capacitação aos agentes de apoio escolar (AAEs) e agentes de desenvolvimento infantil (ADIs) da rede municipal de ensino para orientar a melhor rotina para as crianças.
“Foi uma surpresa maravilhosa esse prêmio, não esperava. Foi a coroação de um trabalho em equipe feito com muito empenho e carinho”, declarou Sílvia.
Concorreram ao prêmio 132 projetos de 41 municípios paulistas. Ao todo, foram 10 cidades premiadas: Descalvado (SP) – Implantação de Espaços Lúdicos; Ribeira (SP) – Papai Presente; Ilhabela (SP) – Minha Mãe e Eu; Cardoso – Visita Domiciliária; Cabreúva (SP) – A Revolução do Nascimento; Caraguatatuba (SP) – Projeto Bebê-a-Bá; Jundiaí (SP) SPPI ganhando vida própria; e Apiaí (SP) – Visita à maternidade antes do parto.

#PraCegoVer: Sentados em uma mesa, da esquerda para a direita, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, a articuladora do Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba, Sílvia Helena Fernandes da Silva, a a diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Adriana Coelho; a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina; e a professora da equipe do Apoio Pedagógico e do Primeiríssima Infância, Janaina Santos. Eles exibem o troféu “Boas Práticas” recebido pelo projeto Bebê-a-Bá. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Primeiríssima Infância
O programa é desenvolvido em 41 municípios paulistas e é voltado para crianças de 0 a 3 anos.
Tem o objetivo de estruturar um modelo de políticas públicas, que envolve desde o gestor municipal e profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social até a família e sociedade, visando a promoção da saúde integral da criança, qualidade de vida, nesses primeiros anos fundamentais, para que no futuro sejam adultos mais felizes e realizados.
O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é articulado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (Fmcsv), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Prefeituras Municipais.
Veja Também Recentes

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal