Pesquisar No Site
Programa “Caraguá Mais Saudável” percorre 17 escolas municipais em três meses

Programa “Caraguá Mais Saudável” percorre 17 escolas municipais em três meses
Nessa quarta-feira (28), foi a vez dos alunos do 2º ao 9º anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), em Caraguatatuba, participarem do Programa Caraguá Mais Saudável.
As palestras ministradas na parte da manhã e da tarde mostraram os grupos alimentares, características e funções – carboidratos (energéticos), proteínas (construtores), vitaminas e minerais (reguladores); diferenças entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados e como montar um prato saudável.
Esse programa tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados.

#PraCegoVer: Dois alunos estão em pé à sua frente vários alimentos confeccionados em feltro estão disponíveis em uma mesa. Eles montam um prato saudável com os produtos disponíveis. (Foto: Cláudia Moysés)
Com material confeccionado em feltro e espuma, que reproduz vários alimentos como carnes, peixe, macarrão, frutas, arroz, feijão, sorvete, chocolate, suco de caixinha, refrigerante, as nutricionistas Fernanda Nunes Pereira e Karina Tavares Magalhães, e o servidor público José Maria Pereira da Silva conversam com as crianças e adolescentes sobre os componentes encontrados em cada um, principalmente nos ultraprocessados.
“Demonstramos as quantidades reais de açúcar, sal e gordura, presentes num pacote de bolacha recheada, caixinha de suco, lata de refrigerante, achocolatados, enlatados, entre outros produtos. Nosso objetivo é mostrar aos alunos os perigos e danos à saúde, como a obesidade e o diabetes, causados pelo excesso alimentares no organismo. Principalmente conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação adequada para ter saúde”, explicou a nutricionista Fernanda Nunes Pereira, coordenadora do Programa.
A aluna Lívia Vitória do Nascimento, 13 anos, disse que não tinha noção da quantidade de açúcar, sal e gordura nos alimentos. “Tenho uma alimentação saudável, mas todo final de semana chupo bala ou pirulito. Depois da palestra vou comer menos doces”, contou.
As amigas Heloísa Vitória, 14 anos, Gabriela Silva, 14 anos, e Thainá Corrêa, 15 anos, também ficaram impressionadas com a palestra. “Meu irmão come biscoito recheado todos os dias e não sabia que tem tanto sal, gordura e açúcar num pacote”, comentou Heloísa. Já Thainá não tinha conhecimento sobre a composição de um pacotinho de macarrão instantâneo. “Lá em casa minha mãe faz direto. Agora sei que não é saudável”, disse.
No próximo ano, mais 11 escolas serão visitadas e o programa também será estendido aos pais agentes de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar e inspetores.
Veja Também Recentes

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Alunos do Curso de Mecânica Automotiva Básica participam de aula prática em Caraguatatuba
Na aula de quinta-feira (17), do curso de Mecânica Automotiva Básica foi dia dos alunos colocarem a mão na massa. Os participantes conheceram peças desmontadas, que compõem os sistemas principais de um carro – direção, freios, motor e suspensão e também viram num automóvel modelo Corsa, onde estão cada uma.

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da