Pesquisar No Site

16 Dias de Ativismo pela Não Violência tem início em Caraguatatuba

Destaques
01bfec6b-f295-4aca-9095-27bb0d9161b2
16 Dias de Ativismo pela Não Violência tem início em Caraguatatuba

O prefeito Aguilar Junior acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania Jonas Fontes lançaram oficialmente a campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos”, nesta segunda-feira (26), no auditório da Fundacc, no Centro.

Esse evento é realizado mundialmente, entre 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foi iniciado em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A proposta do movimento em Caraguatatuba é mais ampla, pois os gestores das políticas públicas entendem que a violência é uma questão Social e de Saúde Pública, portanto, no município, a campanha é voltada não só para dar visibilidade aos atos violentos contra mulheres, mas também contra os idosos, crianças e adolescentes, seja ela por gênero, identidade social, racial, etc.

“Nosso trabalho é o de conscientização e fortalecimentos das mulheres para que elas não aceitem e denunciem as violências sofridas. Esses 16 dias serão de conscientização, mas estaremos os 365 dias do ano no combate à violência contra a mulher, ao idoso, à criança em uma frente de parceria entre o Social, a Saúde e a Educação”, declarou Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior no palco do anfiteatro da Fundacc, no Centro, faz a abertura da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ao lado estão o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Graziela Maria Chacon Borba, Ana Maria Magagnini coordenadora da Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e os vereadores Fernando Augusto da Silva Ferreira e José Eduardo da Silva. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Já o secretário Jonas Fontes, a presidente do Conselho, Graziela Maria Chacon Borba, Ana Maria Magagnini reforçaram que a luta de conscientização e o fortalecimento junto às pessoas afetadas pela violência têm que ser diária.

Em seguida houve a apresentação teatral “Mulheres Guerreiras” com as alunas do curso de teatro da Fundacc do núcleo Morro do Algodão, Hevellim Rejane, 14 anos, Juliene Souza Santos, 14 anos, Lara Katglen Oliveira Batista, 13 anos e Miquel Sanches, 13 anos, que abordaram experiências de agressões sofridas pelas mulheres por parte de companheiros, feminicídio, casos diários divulgados nos meios de comunicação e reforçaram que, apesar da sociedade machista, a culpa não é da mulher e sim do agressor.

Para encerrar, os psicólogos Ricardo Xavier de Araújo e Gisele de Jesus Silva abordaram, especificamente, a violência contra a mulher negra.

“A proposta é que o ativismo comece não no dia 25 de novembro e sim no dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra. No nosso trabalho diário temos que trabalhar entre nós profissionais e junto aos assistidos o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e isso passa pela questão da raça/cor já que mulheres negras são a maior parte das vítimas”, alertou Araújo.

De acordo com estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), nos últimos 10 anos, 71% das mulheres assassinadas eram negras. Também neste período, a violência contra mulheres negras aumentou em 15,4% e contra as brancas diminuiu em 8%.

“Para mudarmos esses dados temos que encarar o fato de que a rede de proteção a uma mulher branca é diferente de uma mulher negra justamente pelo preconceito.  Por que as expressões “neguinho”, “da cor do pecado”, “cabelo ruim”, entre outras, carregadas de racismo, ainda são muito utilizadas cotidianamente. A mudança desses dados alarmantes do IPEA precisa ser trabalhado na convivência diárias entre as pessoas”, ressaltou Gisele.

História – Em 25 de novembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamava esta data como Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a fim de estimular que o Poder Público e a Sociedade Civil organizada, Nacional e Internacional, realizassem eventos anuais com o propósito de erradicação da violência contra a mulher.

A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs haviam sido presas e torturadas várias vezes, apesar disso, continuavam a luta contra a ditadura. A morte violenta delas causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
3º Geek Games promete muitas atrações até domingo na Praça da Cultura
3º Geek Games promete muitas atrações até domingo na Praça da Cultura

O maior encontro regional de games e cosplays já começou nesta quinta-feira (2) e o público lotou a Praça da Cultura, no Centro. O 3º Geek Games segue até domingo (5) com diversas atrações. A entrada é gratuita! O evento retoma nesta sexta-feira (3), das 18h às 22h. No sábado

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/05/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba abre 32 vagas em cursos gratuitos de Confeitaria
Caraguatatuba abre 32 vagas em cursos gratuitos de Confeitaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Empreenda Já, em parceria com o Senai e Sebrae está com inscrições abertas para 32 vagas em cursos de Fabricação de Docinhos para Festa e de Sobremesas e Bolos de Pote. As inscrições serão realizadas até a próxima quarta-feira (8), de forma online

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/05/2024