Pesquisar No Site
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação
Como parte do Projeto Hortas Educativas, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de parceria entre as Secretaria de Educação (SEDUC) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), professores e voluntários participaram ontem (31/10) da palestra “Implantação de horta educativa e melhores práticas”. O objeto é formar voluntários de cada escola, que sejam responsáveis pela criação da horta, além de implantar melhores práticas para continuidade de seus cuidados.

#PraCegoVer: Um palestrante em pé fazendo a explicação dos slides, enquanto todos os participantes estão sentados atentos na palestra. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
A responsável por Projetos Ambientais da SEDUC, Cida Alves, disse que, como alguns pais já participavam como voluntários do projeto, foram abertas vagas para que eles também pudessem participar. Além disso, para escolas particulares que mostraram interesse também foi fornecida uma autorização para que pudessem participar.
Os assuntos abordados na palestra foram: benefícios dos alimentos orgânicos; onde plantar; escolha do local; preparo da terra; o que plantar; escolha da espécie de planta; entre outros temas. O treinamento foi ministrado pela técnica em agropecuária da SMAAP, Claudia Viana, e pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo.
De acordo com Fabio Souza, formado em Ciências Biológicas e responsável pelo projeto Hortas Educativas, a ideia é que cada voluntário seja um disseminador de conhecimento na própria entidade escolar.
A agente administrativa, Christiane Netto, da escola municipal EMEI/EMEF Masako Sone, no Pegorely, disse que pretende se aprofundar no assunto, além de incentivar os alunos com a alimentação saudável e destacou a importância de chamar os pais para participarem da atividade. “É bom envolver pais, alunos e professores no projeto da horta, porque quando a comunidade se une, tudo melhora”, afirmou.
O professor de Ciências, Eduardo Patah, do Colégio Internacional Batista, parabenizou a Prefeitura e disse que a palestra superou suas expectativas. “Foi fenomenal! É uma troca de experiências, você consegue aprender e absorver coisas que você nem imagina”, concluiu.
A horta educativa tem o principal objetivo de estimular a interação entre os alunos, além de conscientizar sobre questões ambientais e a importância da alimentação saudável. O projeto também pontua para o Programa Município Verde Azul, um projeto lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.
Veja Também Recentes
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026
O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits alimentação ao Lar São Francisco de Assis, que assiste atualmente aproximadamente 87 idosos e familiares no município, além de administrar uma Instituição de Longa Permanência no Pontal de Santamarina e um Centro de Convivência, na sede, no Perequê-Mirim. A ação faz
Caraguatatuba realiza trabalho de revitalização da sinalização horizontal em vários bairros da cidade
A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba continua o trabalho para revitalizar a sinalização horizontal em diversos pontos da cidade. Entre os locais que receberam a renovação da sinalização horizontal recentemente, incluindo faixas de pedestres, linhas de retenção e demarcação de vagas, estão a Avenida Frei Pacífico
Eleitos novos Conselheiros Representantes da Sociedade Civil do Comdefi gestão 2026/2029
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou eleição para Conselheiros Representantes da Sociedade Civil, gestão 2026/2029, terça-feira (14), e contou com 324 eleitores votantes. No segmento das Associações Civis que atuam no atendimento e defesa das Pessoas com Deficiências (PcD) foram eleitas a APAE – Associação
Capacitação de primeiros socorros reúne equipes de saúde bucal de Caraguatatuba em agosto
Profissionais da equipe de Saúde Bucal de Caraguatatuba participam, no dia 6 de agosto, de uma capacitação em primeiros socorros promovida pela Divisão de Assistência à Saúde (DAS). O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Educação, das 13h às 17h. A programação prevê atividades teóricas e práticas voltadas
Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou os 87 primeiros aprovados de sete cursos do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 e mais um do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a