Pesquisar No Site
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação

Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação
Como parte do Projeto Hortas Educativas, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de parceria entre as Secretaria de Educação (SEDUC) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), professores e voluntários participaram ontem (31/10) da palestra “Implantação de horta educativa e melhores práticas”. O objeto é formar voluntários de cada escola, que sejam responsáveis pela criação da horta, além de implantar melhores práticas para continuidade de seus cuidados.

#PraCegoVer: Um palestrante em pé fazendo a explicação dos slides, enquanto todos os participantes estão sentados atentos na palestra. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
A responsável por Projetos Ambientais da SEDUC, Cida Alves, disse que, como alguns pais já participavam como voluntários do projeto, foram abertas vagas para que eles também pudessem participar. Além disso, para escolas particulares que mostraram interesse também foi fornecida uma autorização para que pudessem participar.
Os assuntos abordados na palestra foram: benefícios dos alimentos orgânicos; onde plantar; escolha do local; preparo da terra; o que plantar; escolha da espécie de planta; entre outros temas. O treinamento foi ministrado pela técnica em agropecuária da SMAAP, Claudia Viana, e pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo.
De acordo com Fabio Souza, formado em Ciências Biológicas e responsável pelo projeto Hortas Educativas, a ideia é que cada voluntário seja um disseminador de conhecimento na própria entidade escolar.
A agente administrativa, Christiane Netto, da escola municipal EMEI/EMEF Masako Sone, no Pegorely, disse que pretende se aprofundar no assunto, além de incentivar os alunos com a alimentação saudável e destacou a importância de chamar os pais para participarem da atividade. “É bom envolver pais, alunos e professores no projeto da horta, porque quando a comunidade se une, tudo melhora”, afirmou.
O professor de Ciências, Eduardo Patah, do Colégio Internacional Batista, parabenizou a Prefeitura e disse que a palestra superou suas expectativas. “Foi fenomenal! É uma troca de experiências, você consegue aprender e absorver coisas que você nem imagina”, concluiu.
A horta educativa tem o principal objetivo de estimular a interação entre os alunos, além de conscientizar sobre questões ambientais e a importância da alimentação saudável. O projeto também pontua para o Programa Município Verde Azul, um projeto lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.
Veja Também Recentes

Guarda Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu na tarde de terça-feira (9/7) um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Nova Caraguá I, região do Pegorelli. A ocorrência foi registrada por volta das 16h40, na Rua Três. De acordo com o boletim, durante patrulhamento da equipe da Inspetoria em

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos

Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e