Pesquisar No Site
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação

Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação
Como parte do Projeto Hortas Educativas, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de parceria entre as Secretaria de Educação (SEDUC) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), professores e voluntários participaram ontem (31/10) da palestra “Implantação de horta educativa e melhores práticas”. O objeto é formar voluntários de cada escola, que sejam responsáveis pela criação da horta, além de implantar melhores práticas para continuidade de seus cuidados.

#PraCegoVer: Um palestrante em pé fazendo a explicação dos slides, enquanto todos os participantes estão sentados atentos na palestra. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
A responsável por Projetos Ambientais da SEDUC, Cida Alves, disse que, como alguns pais já participavam como voluntários do projeto, foram abertas vagas para que eles também pudessem participar. Além disso, para escolas particulares que mostraram interesse também foi fornecida uma autorização para que pudessem participar.
Os assuntos abordados na palestra foram: benefícios dos alimentos orgânicos; onde plantar; escolha do local; preparo da terra; o que plantar; escolha da espécie de planta; entre outros temas. O treinamento foi ministrado pela técnica em agropecuária da SMAAP, Claudia Viana, e pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo.
De acordo com Fabio Souza, formado em Ciências Biológicas e responsável pelo projeto Hortas Educativas, a ideia é que cada voluntário seja um disseminador de conhecimento na própria entidade escolar.
A agente administrativa, Christiane Netto, da escola municipal EMEI/EMEF Masako Sone, no Pegorely, disse que pretende se aprofundar no assunto, além de incentivar os alunos com a alimentação saudável e destacou a importância de chamar os pais para participarem da atividade. “É bom envolver pais, alunos e professores no projeto da horta, porque quando a comunidade se une, tudo melhora”, afirmou.
O professor de Ciências, Eduardo Patah, do Colégio Internacional Batista, parabenizou a Prefeitura e disse que a palestra superou suas expectativas. “Foi fenomenal! É uma troca de experiências, você consegue aprender e absorver coisas que você nem imagina”, concluiu.
A horta educativa tem o principal objetivo de estimular a interação entre os alunos, além de conscientizar sobre questões ambientais e a importância da alimentação saudável. O projeto também pontua para o Programa Município Verde Azul, um projeto lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.
Veja Também Recentes

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o