Pesquisar No Site

Alunos do Projeto CLIMA produzem vídeo para 8ª FLIC

Publicado em: 19/10/2018
IMG_20181008_172038935
Alunos do Projeto CLIMA produzem vídeo para 8ª FLIC

#PraCegoVer: Pessoas reunidas em torno da mesa, conversando

Nesse sábado (20//10), a partir das 9 horas, alunos do 8º e do 9º da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, que fazem parte do Projeto Ciranda de Literatura, Imagem e Meio Ambiente ou Projeto Clima, apresentam um vídeo produzido especialmente para a 8ª Feira Literária de Caraguatatuba, que este ano homenageia no segmento Ensino Fundamental II, Clarice Lispector.

O projeto Clima é desenvolvido há três anos pelos professores de História e Geografia, José de Barros Pinto Filho e Emerson Reis de Oliveira, e tem o objetivo de promover a intersecção da Literatura, Imagem e Meio Ambiente por meio de práticas pedagógicas e novas vivências.

Juntando um dos trechos mais famosos de um dos livros de Clarice – “Que minha solidão me sirva de companhia/ que eu tenha a coragem de me enfrentar/ que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo” (Um sopro de vida), com o clássico dos Beatles, “Eleanor Rigby”, cuja música fala das pessoas solitárias, os professores Emerson Reis de Oliveira (História) e José de Barros Filho (Geografia), propuseram aos adolescentes, o desafio de realizarem uma produção para a FLIC.

A provocação foi aceita e calhou como uma luva, já que o sentimento de solidão é bem comum na adolescência, fase de transição entre a infância e a vida adulta, cheia de mudanças físicas e emocionais.

“A partir da leitura de alguns textos, iniciamos as discussões em sala de aula sobre quais trabalhos poderiam ser produzidos. Vimos técnicas de roteiro, filmagem, edição, animação, desenho e de voz. Discutimos imagens que pudessem expressar o que é solidão”, contou o professor Z (José).

Cauê Lobo, 13 anos, foi um dos que participou da elaboração do vídeo. “Solidão é um assunto pesado. Ela aparece de várias maneiras e todos os dias quando alguém fala da cor da pele, julga se o outro é bonito ou feio, enfim, quando diminuem a gente de alguma forma. Então, prefiro usar da ironia para encarar o assunto”, analisou.

A galera saiu em campo para captar as imagens na praia do Camaroeiro e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Coube a Maria Eduarda Siqueira das Chaves, 13 anos, ser a protagonista das filmagens. “Fiquei um pouco envergonhada no início da gravação, mas fui me soltando. Esse trabalho foi muito bom para eu vencer minha timidez”, contou.

Em outra etapa, Jasmim Almeida Oliveira, 14 anos, encarou a missão de colocar nova letra na música “Eleanor Rigby” e cantá-la. “O desafio maior de fazer a letra da música foi o de encontrar palavras que se encaixassem com as imagens do vídeo. Não pensei que o resultado fosse ficar tão bom e ficou. Também gostei de cantar. Gostei da minha evolução nesse trabalho”, disse Jasmim.

A outra letrista, Melissa Anísio Godoy, 14 anos, lamenta que no próximo ano não esteja mais na escola: “Pude ocupar meu tempo fora da escola e exercitar minha criatividade. Foi muito bom laço formado com os professores e colegas”.

O professor Emerson, que também é músico e tem um estúdio, disponibilizou parte do seu equipamento para gravar com os alunos. “Fui surpreendido pela qualidade da letra, muito rica e madura. Cada um que participou trouxe elementos artísticos diferentes, unindo poesia, música, vídeo e literatura. O resultado foi excelente”, declarou.

Outra etapa de confecção para o vídeo foi a animação do brasão de Caraguatatuba. Essa parte ficou a cargo da equipe formada por Cauã Carvalho Marques, 15 anos, Fabrício Leandro Morais Freitas, 14 anos, Patrick da Silva Collares Ferreira, 13 anos, e William James Medeiros de Oliveira, 15 anos.

“Foi um super trabalho do time. Levamos quase dois meses para fazer entre estudar as linhas do brasão, redesenhá-las e terminar a animação. Na escola e em casa. Foram 163 frames (quadro a quadro) no total”, explicou Cauã, que faz oficina de animação gratuita na Fundacc.

O resultado desse trabalho pode ser conferido das 9h às 12h, na unidade escolar e no facebook da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar.

Neste sábado, a 8ª Feira Literária de Caraguatatuba acontece em todas as unidades escolares das 9h às 13h. A FLIC também homenageia Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Na sexta e no sábado, dias 26 e 27, no Serramar Shopping, haverá várias apresentações e oficinas para o público, a partir das 13 horas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de cinco funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba divulga 55ª chamada em substituição de aprovados do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (17, 18 e 19/6), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/06/2026
Capacitação fortalece comunicação e amplia oportunidades de financiamento para projetos culturais
Capacitação fortalece comunicação e amplia oportunidades de financiamento para projetos culturais

Aproximadamente 30 pessoas participaram nos dias 28 e 29 de maio, no Polo Cultural do Centro, em Caraguatatuba, do curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto Cultural”. A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo, a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026
Pontos MIS: Oficina audiovisual “Curta os Brasis” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
Pontos MIS: Oficina audiovisual “Curta os Brasis” está com inscrições abertas em Caraguatatuba

O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima terça-feira (16/6), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Curta os Brasis”. As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas no link

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/06/2026
alistamento online de nascidos em 2005 (2)
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2008 termina dia 30 de junho

O alistamento militar dos jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 segue até o dia 30 de junho,  pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/05/2026
Rapper Maria Diva exalta luta e força feminina em novo videoclipe com Ruty Helen
Rapper Maria Diva exalta luta e força feminina em novo videoclipe com Ruty Helen

A rapper, produtora musical e compositora independente Maria Diva, considerada uma das principais vozes femininas do trap e rap do Litoral Norte de São Paulo, lançou no último mês o videoclipe do single “Abençoada”, em colaboração com a cantora Ruty Helen. O vídeo pode ser conferido no canal da artista

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 10/06/2026