Pesquisar No Site

Ponto MIS traz para Caraguá ciclos de palestra com narrativas sobre novelas, séries e seriados

Publicado em: 22/09/2018
DSC_8373 VIDEOTECA
Ponto MIS traz para Caraguá ciclos de palestra com narrativas sobre novelas, séries e seriados

Aos apaixonados por narrativas da TV, o Ponto Mis traz para Caraguatatuba, nos dias 26 e 28 de setembro, na videoteca Lucio Braun, a partir das 19h, um ciclo de palestras que aborda questões como novelas, séries e seriados.

‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’ será contextualizado por Murilo Cleto, enquanto ‘Telenovela Brasileira e Pesquisa História: A Investigação em Acervos Audiovisuais’ recebe uma abordagem de Lucas Néia.

Voltada para um público maior de 16 anos e com 35 vagas disponíveis, a o palestra ‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’ será apresentada no dia 26 por Murilo Cleto,historiador, especialista em História Cultural e mestre em Cultura e Sociedade.

A série britânica de ficção científica ‘Black Mirror’ tem se consolidado como uma das distopias mais perturbadoras da atualidade. Isso porque exige dos expectadores um exercício não mais do que discreto de imaginação que apenas potencializa tendências tecnológicas, políticas e sociais já estabelecidas, em maior ou menor grau, no mundo.

Guiado pelos episódios da série, “Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo” é um passeio por algumas dessas tendências: a hiperconectividade, a desregulamentação, o autoritarismo, o espetáculo e o narcisismo.

Incluem-se nesse debate reflexões acerca das redes sociais, das democracias modernas e das fronteiras entre o público e o privado.

Telenovelas

No dia 28, o tema escolhido é ‘Telenovela Brasileira e Pesquisa Histórica: A Investigação em Acervos Audiovisuais, com 30 vagas e Faixa Etária de 14 anos.

Nesta palestra, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Néia aborda como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? E como séries contemporâneas internacionais dialogam com telenovelas brasileiras das décadas de 1970 e 1980?

A palestra se desenvolve a partir destes dois eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e promovendo uma reflexão referente à conservação do audiovisual televisivo no País.

Lucas Néia é doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (Obitel). Também é fundador, ao lado de Stefany Araújo, da Cia. Suspeita de Teatro.

Serviços

Pontos MIS – Caraguatatuba

‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’

Com Murilo Cleto

Data: 26/9

Horário: 19h às22h

Vagas: 35

‘Telenovela Brasileira e Pesquisa História: A Investigação em Acervos Audiovisuais’

Com Lucas Néia

Data: 28/9

Horário: 19h às22h

Vagas: 30

 

Local: Videoteca Lucio Braun (MACC)

Praça Cândido Motta, 72, Centro

Informação (12) 3897-5660 – Com Sal Santa Fé

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para editais da PNAB – Ciclo II seguem até dia 8 de junho
Inscrições para editais da PNAB – Ciclo II seguem até dia 8 de junho

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) segue com inscrições abertas até o dia 8/6 (segunda-feira) para os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II. As publicações foram lançadas no dia 25 de maio e marcam o início das ações da política cultural

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026
Foto Divulgação PMC
PAT de Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Inglês

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com  inscrições abertas, até dia 2 de junho, para curso gratuito de Inglês em níveis diferentes de conhecimento da língua. As aulas têm como objetivo qualificar moradores do município para atuação nas áreas de turismo, comércio e recepção. São 45

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/05/2026
Stand up “Gio da Família Brasileira” com Gio Lisboa é destaque no Teatro Mario Covas neste domingo
Stand up “Gio da Família Brasileira” com Gio Lisboa é destaque no Teatro Mario Covas neste domingo

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste domingo (7/6), às 19h, o show de humor “Gio da Família Brasileira”, com Gio Lisboa – um dos grandes destaques do stand up comedy nacional. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/2fvxd7ke. A montagem propõe uma experiência que combina humor, música e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026
Oficina de fotografia voltada ao público com mais de 60 anos realizada na Sepedi (1)
Oficina de fotografia gratuita incentiva participação de pessoas 60+ no Veja Caraguá 2026

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove nos dias 20 e 25 de maio, das 17h às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, uma oficina gratuita de fotografia com o artista orientador Maycon Soldan. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://tinyurl.com/4ymub6pt. A ação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/05/2026
PAT de Caraguatatuba oferece 100 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 100 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (3). Ao todo, estão disponíveis 100 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/06/2026