Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba aumenta representatividade do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de Caraguatatuba aumenta representatividade do Conselho Municipal de Meio Ambiente

#pracegover Reunião do Conselho de Meio Ambiente
A Lei Municipal 2.431/2018, de autoria do prefeito Aguilar Junior, elevou o número de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba (criado pela Lei 907/2001) de 12 para 14. A posse dos novos conselheiros para o biênio 2018/2020 ocorreu na quarta-feira (19/9), na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro.
O prefeito Aguilar Junior recepcionou os novos membros durante a reunião mensal da entidade. O secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgetti, acompanhado do secretário adjunto, Roberto Carlos de Jesus Ferreira, presidiu os trabalhos do encontro.
Com a alteração na legislação, o órgão paritário passa a ter um representante da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e outro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) – Delegacia Regional do Litoral Norte/Caraguatatuba.
O secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgetti, disse que a entrada dos dois novos membros fortalece o trabalho e as deliberações do órgão. “A Secretaria de Meio Ambiente também precisava ter uma cadeira no conselho para se posicionar nos temas do setor no município. O presidente só vota no caso de empate, o chamado Voto de Minerva”, ressaltou.
De acordo com o prefeito Aguilar Junior, os conselhos desempenham uma função muito importante na administração pública. “Algumas pessoas acham que os conselhos só servem para criticar, mas para mim, ajudam a dividir a responsabilidade na administração da cidade. Agradeço o apoio de cada um, principalmente da sociedade civil. A cidade precisa crescer com responsabilidade, esse é nosso papel enquanto poder público, que divido com vocês conselheiros”, comentou.

#pracegover Prefeito Aguilar Junior assina decreto empossando novos membros do Conselho de Meio Ambiente
Conselho Municipal de Meio Ambiente
O Conselho Municipal de Meio Ambiente estabelece diretrizes, prioridades, programas de alocação dos recursos do fundo e licenciamentos, em conformidade com a política municipal de meio ambiente, agricultura e pesca, obedecendo às orientações estaduais e federais. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente nas quartas-feiras. Algumas pautas também são deliberadas em encontros extraordinários.
O conselho Municipal do Meio Ambiente é paritário e composto por 14 conselheiros, dos quais 50% são indicados pelo poder público municipal e 50% indicados pela sociedade civil, observada a seguinte divisão: Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Assuntos Jurídicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (área da Defesa Civil), Meio Ambiente e Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc), com um representante, cada; e a sociedade civil organizada com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAA), Associação Comercial e Empresarial (ACE), Associação de Hotéis e Pousada (AHP), Ordem dos Advogados do Brasil (65ª Subseção da OAB/SP) e Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) – Delegacia Regional do Litoral Norte/Caraguatatuba, com um indicado cada, além de dois representantes das associações e/ou entidades voltadas ao meio ambiente.
Para o biênio 2018/2020, o poder público tem os seguintes membros no conselho: Jorah Maria Hoppmann (titular) e Ricardo Fernandes de Sousa (suplente), pela Secretaria de Saúde; Maria Aparecida Alves (titular) e Ricardo Quirino Alves (suplente), pela Secretaria Educação; Maria Fernanda Galter (titular) e Liliane Santana da Silva (suplente), pela Secretaria de Turismo; Pelleás de Moraes Almeida (titular) e Jaqueline dos Santos Ferrario (suplente), pela Fundacc; Ailton de Carvalho Junior (titular) e Bárbara Chaves (suplente), pela Secretaria de Assuntos Jurídicos; Jéssica Gaspar Rosalini (titular) e João Paulo Galdeano (suplente), pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão; e Ronaldo Cheberle (titular) e Carmen Luiza Ramos (suplente).
A sociedade civil organizada conta com os seguintes representantes: Sérgio Augusto Garcia (titular) e Nilton de Oliveira e Silva (supelente), pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos; Idésio Hideru Kashiura (titular) e Sávio Luiz dos Santos (suplente), pela Associação Comercial e Empresarial; Thiago Fabrette (titular) e Wilson Oliveira (suplente), pela Associação de Hotéis e Pousadas; Ana Paula Nigro (titular) e Marcio Rogério de Moraes Almeida (suplente), pela OAB de Caraguatatuba; Maria das Merces Rojas Marin (titular) e José Rubens Basso (suplente), pela ONG Maranata; Jefferson Barros do Nascimento (titular) e Angela Fabiana Flores do Nascimento (suplente), pelo Grupo de Auxílio Civil Albatroz (GAC); Régis Ribeiro Chapira Blaustein (titular) e Maria Herbene de Moura (suplente), pelo Creci.
A Secretaria de Meio Ambiente fica na Rua Santos Dumont, 502 – Centro. O atendimento ao público é das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo e-mail conselho.meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Veja Também Recentes

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março