Pesquisar No Site
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba conhecem ferramentas do novo software de geotecnologias

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba conhecem ferramentas do novo software de geotecnologias

#Pracegover Servidores recebem informações sobre o Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO)
Funcionários de várias secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba conheceram o Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) na sexta-feira (14/9), na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento explicaram o funcionamento e aplicação do programa para as atividades exercidas em cada setor da administração pública municipal.
O investimento no software de geotecnologias por licenciamento perpétuo é de R$ 1,810 milhão e entrará em operação nos próximos 30 dias.
O diretor de Estatísticas e Informações, Natanael Norões, disse que o novo programa de geoinformação precisará da colaboração de todas as secretarias. “Haverá um calendário de capacitação sobre o software, que foi contratado para ser a única ferramenta para esse uso no município. Dessa forma, evita-se o trabalho e retrabalho a toa. A gente precisa quebrar essa situação, então, que se concentrem os esforços para agregar a essa ferramenta e não fazer algo em paralelo”, avalia.
Os servidores da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes e Leandro Bastos, falaram sobre os tipos de dados e informações que podem ser acessadas e acrescentadas no Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação e sua utilidade para as tomadas de decisões de cada secretaria.
De acordo com Gomes, aquisição do software por licenciamento perpétuo é o maior investimento feito para modernizar o sistema de geoinformação da Prefeitura de Caraguatatuba até o hoje. “A primeira etapa consiste em suprir o programa com imagens de voos fotogramétricos e com dados pré-existentes”, destacou.

#Pracegover Servidores recebem informações sobre o Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO)
Geotecnologias
As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar a coleta, o processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. O termo é utilizado para designar todas as etapas que envolvem o uso e a análise espacial de dados geográficos, assim como o compartilhamento dessas informações. Essas tecnologias, que envolvem hardware, software e peopleware (recursos humanos), podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.
Nas geotecnologias estão incluídas: topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS), Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria
Tais geotecnologias podem ser utilizadas em diversas aplicações, como:
- Planejamento – apoio na elaboração e revisão do zoneamento urbano (Plano Diretor); entendimento da ocupação do solo; controle de ativos públicos (postes, paradas de ônibus, placas, faixas e etc); levantamento e monitoramento de áreas edificadas; e mapeamento do patrimônio histórico.
- Meio Ambiente – mapear, monitorar e controlar áreas ambientais; mapear e monitorar mananciais, APA, APP, Florestas; monitorar e controlar área de mapeamento e licenciamento ambiental.
- Transportes: lanejamento, monitoramento e despacho de viaturas (apoio à Central de Operações) Controle da frota de ônibus (fluxo, comboio, rotas, paradas não permitidas, outros); Sistema de localização de rotas (pontos turísticos, órgãos públicos, shoppings, centros comerciais, indústrias, outros).
- Defesa Civil – mapeamento e controle de áreas de risco; criação do plano geográfico de redução de riscos; mapeamento de voçorocas, deslizamentos e alagações; mapas para apoio à remoção de moradores em casos de incêndio, cheias de rios, alagações por chuva e outros.
- Trânsito – mapear, monitorar e controlar o cadastro viário; mapear, monitorar e controlar fluxo e engarrafamento; e mapear, monitorar, controlar a realização de campanhas de conscientização de trânsito;
- Infraestrutura – apoio em projetos de engenharia; modelo digital de terreno; mapas para controle e monitoramento de obras públicas; controle e monitoramento de drenagens.
- Finanças – gestão de espaços; apoio na elaboração de planta genérica de valores (uso e ocupação); entendimento da distribuição residencial na superfície do município; e soluções para melhorar a dinâmica arrecadatória.
- Educação – mapeamento de escolas nas áreas urbanas, rurais e ribeirinhas; plano de distribuição de equipamentos; e definição de áreas favoráveis a construção de escolas, creches e quadras de esporte.
- Saúde – controle efetivo da distribuição de vacinas; mapeamento para controle de doenças infecciosas como: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS, dengue, Gripe A; mapeamento de área de abrangência do médico da família; e controle e monitoramento de ambulâncias.
- Limpeza – aperfeiçoar, monitorar e controlar rotas de coleta de lixo; aperfeiçoar, monitorar e controlar a coleta de lixo hospitalar; e mapear igarapés para recolhimento de lixo; e mapear, monitorar, controlar e divulgar ações de capinação, pintura de rodapés, poda de árvores e mutirões de limpeza.
Veja Também Recentes

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 26º Festival do Camarão em Caraguatatuba
Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 26º Festival do Camarão na noite da última quarta-feira (16/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. A festividade, que celebra a cultura tradicional caiçara, é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e

Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba
A Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto em Caraguatatuba, informa que a partir desta segunda-feira (11), o atendimento presencial em Caraguatatuba volta a ser realizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 131, no Centro (rua da praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na