Pesquisar No Site
Exposição de cartunista mostra saga de ‘Pedro Fora da Concha’ e as mudanças de seu habitat

Exposição de cartunista mostra saga de ‘Pedro Fora da Concha’ e as mudanças de seu habitat

#PraCegoVer Cartunistas posando para foto enquanto seguram suas tirinhas.
A história de um caiçara que, aos poucos, vê a profissão de seus avós, pais, amigos ser alterada pelo meio no qual vive. Esse é o tema das Tirinhas produzidas pelo cartunista Luciano Murídeo, que têm como personagem ‘Pedro Fora da Concha’ e farão parte da exposição a ser aberta no próximo dia 7, Feriado da Independência, às 19h, no Caraguá Praia Shopping.
A exposição vai até o dia 9, com caricaturas ao vivo a partir das 14h da Sala 12 A (Térreo) do Caraguá Praia Shopping. Ela conta com apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, E-Brasil, Pit Stop Bar e Jornal do Massaguaçu.
Mensalmente, Pedro estará no Jornal do Massaguaçu, editado pelo jornalista Regis Thiago. Ele relata que a criação se deu como forma de ajudar a resgatar a tradição e a cultura caiçara.
“Não podemos deixar que essa cultura acabe. É muito importante fazer as pessoas refletirem sobre passado, presente e futuro da cultura caiçara”.
O cartunista Luciano Murídeo desenha desde crianças. Aos seis anos ficou em segundo lugar em um concurso de desenho e isso o motivou a tentar um primeiro lugar.
Mas a vida de artista continuou em segundo lugar. “Foi no começo da minha vida adulta que comecei a fazer pequenos trabalhos, pequenas encomendas, publicidade e freelas de caricaturas e charges”.
Nos últimos dez anos ele se dedicou a ser marido e pai. Porém, recentemente, depois de perceber que esse pai e marido não estavam inteiros, decidiu dedicar-se ao artista. “Hoje empreendo a difícil tarefa de ser marido, pai e artista”.
Personagem
Todos os dias Pedro ia para o mar com a intenção de voltar com peixes para casa. Assim fazia seu pai, seus avós e todos que conheceu como pescador. Mas as coisas mudaram e ao lado do rancho onde guardava a canoa e a rede, agora tem turistas que estacionam seus carros.
O som do quero-quero é abafado pela música alta. Para chegar ao mar com sua canoa precisa desviar de guarda-sóis e onde havia chapéu de sol e abricó, tem quiosques. E é no final do seu dia que ele tem a maior das mudanças. Ele volta pra casa sem peixe.
Assim, Pedro, o pescador, tornou-se Pedro Fora da Concha, um pescador em crise que reflete sobre seu dia a dia junto de seu marisco imaginário e irônico.
Serviço
Exposição Tirinhas Pedro Fora da Concha
Abertura: Dia 7/9
Horário: 19h
Local : Sala 12ª – Caraguá Praia Shopping
Foto: JC Curtis/Fundacc
Veja Também Recentes

Caraguatatuba integra rede estadual de cidades mapeadas para produções audiovisuais
Caraguatatuba passa a integrar a lista de municípios selecionados pelo Governo do Estado de São Paulo como possíveis locações para filmagens da São Paulo State Film Commission. A cidade é uma das 11 novas parceiras da iniciativa, coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de

‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba
Antes mesmo das primeiras notas ecoarem na Praça da Cultura com a 7ª edição do Festival de Jazz, o evento já começa a encantar Caraguatatuba com o projeto “Vem para o Jazz”, uma ação especial que leva música ao ambiente escolar. O projeto promove uma experiência educativa, interativa e cultural

Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba passou por capacitação sobre como usar o bafômetro homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), durante uma blitz para combater a alcoolemia por parte dos condutores de veículos. O treinamento,

Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua em Caraguatatuba
A terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua durante a semana em Caraguatatuba. Cinco jogos do último domingo (25) foram reagendados após uma forte chuva atingir a cidade. A Secretaria de Esportes e Recreação decidiu adiar os confrontos nos campos do Poiares e do Golfinho para preservar a