Pesquisar No Site
Conferência Lúdica de Crianças e Adolescente define representantes para fase regional

Conferência Lúdica de Crianças e Adolescente define representantes para fase regional

#PraCegoVer: Jovens sentados de costas enquanto assistem abertura com a fala das autoridades (Foto: Luis Gava/PMC)
Mais de 200 crianças e adolescentes participaram de forma ativa com sugestões e debates da 2ª Conferência Lúdica de Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na quinta-feira (23/08), no Núcleo Social do bairro Morro do Algodão.
Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Combate às Violências”, os jovens puderam aprender mais sobre seus direitos e deveres e expor suas ideias com propostas para o município.
Entusiasmados, os meninos Raphael Frazão e Kauã Lira, 10 e 11 anos respectivamente, da escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, estavam preparados para apresentar suas propostas e representar o grupo.
“Na nossa escola já costumamos discutir vários assuntos, agora é o momento de levarmos adiante e quem sabe, ver nossas ideias sendo realizadas”, disse o pequeno Raphael. Já Kauã, achou o evento bem produtivo, pois aprendeu muitas coisas novas.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Patrícia Moreira, destacou que Caraguatatuba é o único município do Litoral Norte que realiza uma Conferência com participação integral de crianças e adolescentes.
“É um momento de cidadania na prática. Ocupem o espaço de vocês na sociedade. Estudem, brinquem e usem todo o conhecimento de hoje para ter um futuro brilhante”, disse a presidente aos jovens.
Em seu discurso, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, parabenizou o trabalho do CMDCA e destacou a importância do lúdico na vida das pessoas. “Por meio da brincadeira podemos tratar diversos assuntos e atingir vários objetivos”, disse.
De forma didática, o palestrante Dr. Sandro Caldeira entreteve os jovens e explicou de um jeito fácil como dar o primeiro passo para fazer a diferença e como desenvolver o protagonismo juvenil. Sandro é professor, delegado e integrante da Assessoria Jurídica da Polícia Civil e criador do método conhecido na internet: “Um Jeito Legal de Estudar Direito”.
A atividade reuniu apenas crianças e adolescentes que participam de projetos da Prefeitura, entidades sociais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Escola Técnica Estadual (Etec).
Durante o encontro foram definidas as propostas que serão levadas para Conferência Lúdica Regional, que será realizada em outubro, no município de São José dos Campos.

#PraCegoVer: Palestrante interage no meio do público (Foto: Luis Gava/PMC)
Dentre todas as ideias, as que mais se destacaram foram: descentralizar e ampliar os polos culturais a fim de garantir o acesso dos bairros periféricos, a partir do perfil da comunidade; acolhimento e criação de um ambiente de escuta especializada para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência dentro de órgãos de segurança pública; cursos profissionalizantes de inglês e espanhol, aulas práticas e grupos onde fossem ensinados os direitos das crianças e adolescentes nas escolas.
Também foram eleitos, os delegados que representarão o município de Caraguatatuba na etapa regional: Anderson Mendes (Etec), Pablo Gomes (IFSP), Luiz Henrique (IFSP), Ana Paula Menino (Colônia dos Pescadores), João Angelim (EMEF Carlos Altero Ortega) e Camilly Amorim (EMEF Ricardo Luques Sammarco Serra).
Também participaram da cerimônia, o vereador João Silva de Paula (De Paula); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Dyane Camilo de Lelis; a vice-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso, Adriana Santos e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba mantém bom desempenho nos Jogos da Melhor Idade e segue em novas disputas
Caraguatatuba segue com ótimo desempenho na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com a conquista de 15 medalhas em diversas modalidades. A competição reúne atletas com 60 anos ou mais de 37 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e segue até 7 de junho,

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina de Poesia nesta quinta-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura realiza nesta quinta-feira (29/5), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma oficina gratuita de Poesia com as escritoras Miriam Bilhó e Rosana Marques Paulon. Não é necessário realizar inscrição. Voltada para iniciantes e também para quem tem experiência na

Caraguatatuba abre inscrições para curso de Mecânica Automotiva Básica gratuito
Estão abertas as inscrições para curso de Mecânica Automotiva Básica em Caraguatatuba. Serão disponibilizadas 20 vagas, no turno da tarde, das 13h às 17h, para curso presencial de qualificação profissional do Qualifica SP – Novo Emprego. Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados