Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo

Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) representou Caraguatatuba no 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo, realizado na terça-feira (07/08), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescentes – Condeca/SP.
O objetivo do encontro foi a divulgação do projeto de implantação para ações de execução do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), previsto na Resolução nº 191 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, o projeto beneficia as ações da secretaria que passa a ter também um grupo formado por adolescentes, para colaborar com a construção das políticas públicas para as crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com o exemplo dos Conselhos Nacional e Estadual, agora será a vez dos municípios criarem estes comitês, formados por adolescentes de 12 a 16 anos que irão participar das atividades do CMDCA, de maneira consultiva.
O secretário executivo do CMDCA de Caraguatatuba, Lucas de Carvalho Pinto, explica que esse comitê representará o fortalecimento das políticas para a criança e ao adolescente. “Porque falar de criança e adolescente sem ouvi-los seria uma contradição”, destaca Lucas.
O secretário executivo ainda explica que será um grande passo para essa política. “Esperamos a mobilização da sociedade para que muitos adolescentes participem e que o CPA funcione e seja efetivo”, disse.
Também participaram do evento, duas adolescentes do Projeto Social “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, desenvolvido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, cujo principal objetivo é o Protagonismo Juvenil.
O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) é formado por adolescentes de grupos sociais diversos e por meio do ambiente virtual de participação. Em Caraguatatuba começará a ser discutido no último trimestre deste ano, a partir da nova gestão do CMDCA.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no