Pesquisar No Site
Arquivo Público participa da II Semana Nacional de Arquivos e Semana Nacional do Meio Ambiente

Arquivo Público participa da II Semana Nacional de Arquivos e Semana Nacional do Meio Ambiente
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” participa da II Semana Nacional de Arquivos e da Semana Nacional de Meio Ambiente, que ocorre no próprio arquivo e no Núcleo Caraguatatuba do PESM – Parque Estadual da Serra do Mar do dia 4 ao dia 8/6.
Com palestras e exposições, a II Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba tem como tema “Governança, Memória e Herança”.
A programação inclui a apresentação de documentários do projeto “História Oral – Recontando Caraguá” e exposição de publicações que fazem parte do projeto, além de visitas técnicas ao acervo do arquivo abertas ao público.
Já a programação da Semana Nacional de Meio Ambiente, que acontece no PESM, inclui a exposição “Um Olhar Ambiental” e a Palestra “Arquivo Histórico – Patrimônio Ambiental”.
Para mais informações é só acessar: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2018/05/semana-de-meio-ambiente-oferece-plantios-palestras-e-cursos-abertos-ao-publico/
Programação Completa da Semana Nacional de Arquivos
DIAS 05 a 07/06 – APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS: “Projeto História Oral Recontando Caraguá” – no ARQUIVO MUNICIPAL ARINO SANT’ANA DE BARROS.
Programação Completa da Semana do Meio Ambiente de Caraguatatuba
De 04 a 08 de junho 2018
Dia 4 (segunda-feira)
- Das 9h às 11h30 – Abertura da Semana Integrada do Meio Ambiente com a presença do Prefeito José Pereira de Aguilar Junior
Local: Mirante Pôr do Som – Praia do Camaroeiro
Mutirão de Limpeza da Praia no Camaroeiro - 14h – Palestra- Resgate de Animais Marinhos
Palestrante: Equipe do Instituto Argonautas
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 5 (terça-feira)
- Das 9h às 11h30 – Arborização Urbana – Plantio de mudas nativas
Local: Bairro Ipiranga – Praça do Pau Brasil
ATIVIDADES COM OS ALUNOS DA CEI/EMEI Messias Mendes de Souza - Das 9h às 11h30 – Curso de Arborização Urbana
Analista Ambiental Priscila Barsotti – SMAAP e Representante da DEFESA CIVIL DE CARAGUATATUBA / Local: SEPEDI - 14h – Palestra “Operação Estiagem”
Palestrante: Paulo Cesar – Defesa Civil de Caraguatatuba
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 6 (quarta-feira)
- Das 9h às 11h30 – Arborização Urbana – Plantio de mudas nativas
Local: Residencial Getuba / “Sylvio Luiz dos Santos” – Casas Populares
ATIVIDADES COM COMUNIDADE LOCAL - Das 9h às 11h30 – Apresentação do Projeto “Meu Pequeno Caiçara” – Resgate da cultura da Pesca Tradicional
Palestrante: Profª Edna do Espírito Santo Assis
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 14h – Palestra: “Conhecendo o Parque Estadual da Serra do Mar”
Palestrantes: Monitores do PESM
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 15h – Palestra: “A importância dos Primatas como sentinelas do surto de Febre Amarela no estado de São Paulo”
Palestrante: Monitores do PESM
Local: PESM.
Dia 7 (quinta-feira)
- Das 9h às 11h30 – Palestra sobre Agricultura Familiar Sustentável
Palestrante: Gilberto Figueiredo (CATI)
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - Das 9h às 11h30 – Curso: Reaproveitamento Integral de Alimentos
Palestrante: Nutricionista Fernanda Cardoso Fernandes – SEDESC
Local: Banco de Alimentos – Av. Min. Dilson Funaro, 287 – Jardim Britânia. (Necessário fazer inscrição pelo telefone (12) 3883-6548 – vagas limitadas)* - 14h – Palestra: “Bromélias da Mata Atlântica”
Palestrante: Monitores do PESM
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 15h – Apresentação do Projeto Jacutinga
Palestrante: Alecsandra Tassoni – Save Brasil
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 8 (sexta-feira)
- Das 9h às 11h30 – Apresentação do Programa de Coleta Seletiva de Caraguatatuba
Palestrante: Gestor Ambiental Reinaldo Gomes – SMAAP
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 14h – Palestra: “Arquivo Histórico e Patrimônio Ambiental”
Palestrante: Historiadora Denise Lemes – Arquivo Arino Sant’Ana de Barros
Local: Parque Estadual da Serra do Mar - 18h – “Hans Staden – O filme”
19h30 – Cinedebate – tema: Praia de Plástico
Local: Videoteca Lucio Braun
TODOS OS DIAS (04 a 08/06) – EXPOSIÇÃO DE FOTOS: “Arquivo Histórico – Um Olhar Ambiental” – no PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro