Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 20 de outubro

Destaques
Caraguatatuba recebe 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 20 de outubro
Caraguatatuba recebe 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 20 de outubro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba, com apoio da Secretaria de Assistência Social, realiza no dia 20 de outubro, das 8h às 17h, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

#PraTodosVerem: Público presente na Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente (Foto: Divulgação/PMC).

O evento será no auditório da UNITAU, no Shopping Serramar, e estende o convite para que a população participe das discussões sobre a garantia de direitos e o fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes.

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”, a Conferência reunirá representantes do poder público, da sociedade civil, profissionais da rede de proteção, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, crianças, adolescentes e demais interessados no tema.

A iniciativa dá continuidade ao processo de participação popular iniciado nas três pré-conferências regionais, realizadas nos dias 1º, 6 e 9 de outubro, nas regiões Norte, Centro e Sul do município. Os encontros reuniram, ao todo, 102 participantes, sendo 18 na região Norte, 61 na Central e 23 na Sul.

As reuniões preparatórias ampliaram o diálogo com as comunidades, promoveram a escuta das demandas locais e contribuíram para a identificação dos principais desafios enfrentados por crianças, adolescentes e suas famílias.

Representantes do poder público, da sociedade civil e da população apresentaram experiências e sugestões para o aprimoramento das políticas públicas municipais, estaduais e federais.

Os debates contemplaram seis eixos temáticos: fortalecimento da participação social; atuação dos Conselhos Tutelares; convivência familiar e comunitária; prevenção e enfrentamento das violências; combate ao trabalho infantil; e execução das medidas socioeducativas.

Para a presidente do CMDCA, Dra. Cintia Yara Silva Barbosa, a participação popular é fundamental para que as políticas públicas considerem as necessidades reais da população. A realização dos encontros nas três regiões permitiu reconhecer as particularidades de cada território e incentivar o protagonismo social na defesa dos direitos da infância e da adolescência.

As contribuições das pré-conferências serão sistematizadas e servirão de base para os debates da etapa municipal, com o objetivo de discutir e priorizar propostas para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação será dividida em dois períodos. Pela manhã, as atividades serão especialmente destinadas às crianças e aos adolescentes, como parte da Conferência Lúdica, com espaços de escuta, expressão e construção coletiva, por meio de atividades adequadas às diferentes faixas etárias.

A proposta é assegurar que crianças e adolescentes tenham voz ativa nas discussões sobre seus próprios direitos, com a apresentação de percepções, experiências e sugestões para o aprimoramento das políticas públicas.

No período da tarde, as atividades serão voltadas ao público em geral, com continuidade dos debates, discussão das propostas e eleição dos delegados municipais, fortalecimento da participação social na formulação das políticas para a infância e a adolescência.

A 8ª Conferência Municipal representa uma oportunidade para avaliar os avanços, identificar desafios e estabelecer prioridades para a atuação integrada dos diferentes setores responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes, conforme os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Serviço

8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  
Data: 20 de outubro (terça-feira) 
Horário: das 8h às 17h     
Local: Auditório da UNITAU – Shopping Serramar

Secretaria de Comunicação – 15/10/2026

Foto: Lucas Katumata/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município

Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região

As equipes femininas de basquete Sub-12 e Sub-15 de Caraguatatuba conquistaram dois pódios no Campeonato Paulista de Basquete da 3ª Região, promovido pela Federação Paulista de Basketball (FPB). As disputas ocorreram no dia 3 de outubro, no Ginásio da CTI, em Taubaté. Na categoria Sub-12, Caraguatatuba enfrentou São Bernardo na

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
#PraTodosVerem: Cabo PM do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, Sérgio da Silva Costa, explica reanimação cardiopulmonar (RCP), manobra e massagem de desengasgo em bonecos para dois servidores (Lucas Katatumata/PMC)
Prefeitura capacita 2,6 mil servidores da rede de ensino de Caraguatatuba em curso de Primeiros Socorros

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu o curso de Primeiros Socorros para 2.600 servidores da rede de ensino, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de aluno e gestores das 64 unidades escolares do município, entre julho de 2025 e outubro de 2026. O treinamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/10/2026